Comissão Nacional da Pastoral Familiar emitiu um comunicado informando o cancelamento dos eventos que estavam marcados para os dias 23 e 24 de maio
Da redação, com CNPF
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), informou nesta terça-feira, 17, que o 10º Simpósio e a 12ª Peregrinação Nacional da Família, eventos marcados para os dias 23 e 24 de maio de 2020, em Aparecida (SP), foram cancelados.
A decisão foi tomada diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), das incertezas geradas em relação às condições do país nos próximos meses e das atuais orientações das autoridades de saúde. A CNPF informou que os agentes da Pastoral Familiar poderão ter acesso às formações, palestras e partilhas do Simpósio por meio de uma programação especial no ambiente virtual a partir do dia 23 de maio.
Os valores das inscrições serão devolvidos e o Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontecerá de 4 a 6 de setembro, em Florianópolis (SC), foi mantido. Este será o grande momento de encontro da Pastoral Familiar no Brasil neste ano de 2020.
Em comunicado, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, o assessor, padre Crispim Guimarães dos Santos, e o casal que coordena a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, recordaram as orientações de saúde das autoridades: evitar grandes eventos e aglomerações, realizar a higienização pessoal e dos ambientes.
Leia também
.: Pandemia de coronavírus: “Rezem pelas autoridades”, exorta Papa
.: Papa reza na Basílica de Santa Maria Maior pelo fim da pandemia
.: Papa reza pela paz nas famílias neste momento de pandemia do Covid-19
A Mensagem da CNBB “Tempos de esperança e solidariedade”, foi também citada pelo grupo. “Ela [mensagem] nos convida a termos firmeza para discernir boas informações, desconsiderando notícias falsas, que se alastram com facilidade. Com informações verdadeiras, principalmente nas redes sociais, evitamos que o medo nos torne mais vulneráveis”, escreveram.
“Diante da doença, até em família surgem dificuldades, por causa da debilidade humana. Mas em geral o tempo da enfermidade faz aumentar a força dos vínculos familiares, nos ensina o Papa Francisco (Audiência Geral, 10 de junho de 2015)”, lê-se no comunicado.
Veja
.: Brasileiro muda hábitos para não ser contaminado por Coronavírus
Por fim, os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB pediram que homens e mulheres não percam a esperança e caminhem com vigor rumo à celebração da Páscoa de Jesus. “Rezemos pelo mundo inteiro, em especial pelas vítimas e pelos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução” (Mensagem da CNBB, Tempos de esperança e solidariedade).