Auxílio

Brumadinho: vítimas ganham espaço de atendimento jurídico e social

Inaugurado esta semana, “Espaço Juntos por Brumadinho” oferece amparo jurídico e social às famílias vítimas da tragédia

Da redação, com Arquidiocese de BH

Espaço Juntos por Brumadinho é local de referência para buscar atendimento jurídico e social em Brumadinho / Foto: Arquidiocese de BH

Foi inaugurado nesta semana no centro de Brumadinho (MG) um centro de referência para o atendimento jurídico e social às famílias que sofrem com as consequências do rompimento da barragem ocorrido no dia 25 de janeiro.

O “Espaço Juntos por Brumadinho” será um local de referência no centro da cidade, para dar atendimento jurídico gratuito e apoio emergencial às necessidades materiais mais urgentes destas famílias.

Fruto de parceria entre a Arquidiocese de Belo Horizonte – envolvendo a PUC Minas e o Vicariato para a Ação Social e Política – e a Defensoria Pública da União (DPU), o Espaço Juntos por Brumadinho fica na Estação Rodoviária. Com a presença dos defensores públicos da União, o Espaço ajuda famílias vítimas da tragédia a serem respeitadas em seus direitos.

Professores da PUC Minas e a equipe da Providens – Ação Social Arquidiocesana contribuem para o acolhimento às famílias. A iniciativa é integrada ainda aos trabalhos desenvolvidos pelas comunidades de fé da Paróquia São Sebastião.

Os atendimentos no Espaço Juntos por Brumadinho são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Assistência espiritual

Desde o dia 25 de janeiro, quando a barragem de Mineração da Vale se rompeu, provocando grave tragédia humana e ambiental, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza amplo trabalho de amparo às vítimas. O bispo auxiliar Dom Vicente Ferreira, referencial para o Vale do Paraopeba, ainda no dia 25, passou a se dedicar, dia e noite, durante 24h, ao amparo espiritual das famílias, visitando lares e presidindo momentos de oração em velórios.

Este é um trabalho desenvolvido também pelo Vigário para a Ação Missionária no Vale do Paraopeba e pároco da Paróquia São Sebastião de Brumadinho, padre Renê Lopes. O arcebispo Dom Walmor de Oliveira e muitos padres, diáconos, seminaristas, religiosos e voluntários, de diferentes cidades, também se uniram à população que sofre com a tragédia, na ampla campanha Juntos por Brumadinho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo