Brumadinho

Oito funcionários da Vale são presos em operação do MPMG

Quatro são gerentes e quatro são integrantes das equipes técnicas, diretamente envolvidos na segurança e estabilidade da barragem rompida

Da Redação, com MPMG

Oito funcionários da empresa Vale foram presos temporariamente nesta sexta-feira, 15, em operação deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio das Polícias Civil e Militar. A operação realizou mandatos de busca e apreensão e mandatos de prisão temporária, a fim de apurar responsabilidade criminal pelo rompimento de barragens existentes na Mina Córrego do Feijão, mantida pela empresa VALE, na cidade de Brumadinho (MG).

Dos investigados presos, quatro são gerentes (dois deles, executivos) e quatro integrantes das respectivas equipes técnicas. Todos são diretamente envolvidos na segurança e estabilidade da Barragem 1, rompida no último dia 25 de janeiro. 

Acesse
.: Notícias sobre a tragédia de Brumadinho

Além das polícias Civil e Militar de Minas Gerais, a operação contou com atuação dos Ministérios Públicos dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em nota à imprensa, o MPMG explica que as prisões temporárias foram decretadas pelo prazo de 30 dias, “tendo em vista fundadas razões de autoria ou participação dos investigados na prática de centenas de crimes de homicídio qualificado, considerados hediondo. Todos os presos serão ouvidos pelo Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte. Também são apurados crimes ambientais e de falsidade ideológica”.

Também houve busca e apreensão em São Paulo e Belo Horizonte com relação a quatro funcionários (um diretor, um gerente e dois integrantes do corpo técnico) da empresa alemã TÜV SÜD, que prestou serviços para a VALE, referentes à estabilidade da barragem rompida.

A sede da empresa Vale, no Rio de Janeiro, também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Os documentos e provas apreendidos serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais para análise.

As medidas, segundo o MPMG, estão amparadas em elementos concretos colhidos até o momento nas investigações.

Segundo reportagem da Agência Brasil, a Vale informou, em nota, que continua colaborando com as autoridades responsáveis pelas investigações. “A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas”. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo