O Brasil entra na reta final da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil com grande mobilização neste sábado, 30, em todos os estados e municípios para estimular a população a tomar a vacina contra a doença. A mobilização ocorrerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, vão atender a população em 70 mil postos de vacinação, que ficarão abertos ao longo de todo o sábado.
O objetivo é potencializar a campanha, que segue até 12 de setembro e tem o desafio de vacinar 70 milhões de pessoas (das quais, 35,3 milhões de mulheres e 34,7 milhões de homens). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reforça o chamado para população masculina. "Eles têm de procurar os postos e contribuir para a eliminação dessa doença. A vacina está na rede pública, basta tomar", diz o ministro.
A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano.
.: Ministério da Saúde apresenta balanço de campanhas de vacinação