Terço dos Homens

Na diocese de Crato, romaria lembra martírio de Benigna Cardoso

Memorial dedicado à futura beata foi visitado pelo grupo do Terço dos Homens de Santana do Cariri (CE)

Da redação, com Diocese de Crato

Romaria Diocesana do Terço dos Homens em homenagem a Benigna Cardoso/ Foto: Ypsilon Felix

A terceira edição da Romaria Diocesana do Terço dos Homens, da diocese de Crato (CE), aconteceu neste domingo, 1º, em Santana do Cariri (CE). O encontro reuniu mais de três mil homens do movimento mariano de todas as paróquias da diocese.

A romaria foi iniciada com uma celebração presidida por Dom Gilberto Pastana. Após a missa, os homens seguiram até o memorial dedicado à futura beata Benigna Cardoso, localizado no distrito de Inhumas. Mulheres e crianças também participaram da procissão. O trajeto percorrido soma dois mil quilômetros.

Fiéis durante missa presidida por Dom Gilberto Pastana/ Foto: Ypsilon Felix

Durante breve reflexão, o bispo lembrou o martírio da jovem Benigna: “Estamos em Inhumas, aqui a jovem Benigna preferiu morrer que pecar contra Deus. Ela foi martirizada, morta por um homem”. Lembrando as palavras do padre Cicero Romão Batista, Dom Gilberto completou:

“O padre Cícero dizia que quem matou, não mate mais, e quem roubou, não roube mais, talvez se ele estivesse aqui diria: ‘Um homem de Deus não bate em mulher, não a agride, e muito menos a assassina’. Sejamos, pois, verdadeiros homens de Deus”, ressaltou.

Leia mais
.: Santana do Cariri vive festa em honra à Benigna, futura beata brasileira
.: Padre de Santana do Cariri comenta beatificação da jovem Benigna

Foto: Ypsilon Felix

Durante a caminhada, os romeiros meditaram o terço. Os jovens João Paulo e Elieusson Francisco, da paróquia São Francisco de Assis, em Salitre (CE), ambos com a idade de treze anos, participaram da procissão. João Paulo conta que há três anos foi convidado pelo coordenador do Terço para ir a um dos encontros, e deste então permaneceu. “Vou toda segunda à noite!”, contou. Elieusson está há cinco anos no grupo. Junto dele, seu pai e seu irmão também participam. “Eu e meu pai fomos uns dos primeiros do grupo. (…) Meu irmão de cinco anos reza também”.

A benção do Santíssimo Sacramento marcou o encerramento da romaria. Segundo anúncio de Dom Gilberto, a próxima edição será realizada em Juazeiro do Norte, em Novembro de 2020, na véspera do aniversário sacerdotal de 150 anos do Padre Cícero.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo