ELEIÇÕES NA ASSEMBLEIA

Anunciados presidentes de quatro comissões episcopais da CNBB

Presidentes das Comissões para a Doutrina da Fé, Ação Sociotransformadora, Liturgia e Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada foram anunciados na manhã desta quarta-feira, 26

Da Redação, com CNBB

Bispos recentemente eleitos (da esquerda para a direita): Dom José Valdeci, Dom Joel Portella, Dom Hernaldo Pinto e Dom Ângelo Ademir/Foto: Mauricéia Silva

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou na manhã desta quarta-feira, 26, quatro novos presidentes eleitos para suas comissões episcopais.

Em um primeiro momento, foram apresentadas as eleições do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portella Amado, que assumirá a cadeira da Doutrina da Fé, e do bispo de Brejo (MA), Dom José Valdeci Santos Mendes, que continuará liderando a Ação Sociotransformadora.

Na sequência foi anunciado o novo presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB: o bispo de Bonfim (BA), Dom Hernaldo Pinto Farias. O bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), Dom Ângelo Ademir Mezzari, foi o eleito para estar à frente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Pronunciamentos

Em coletiva de imprensa, os bispos falaram ao público. Dom Joel Portella foi o primeiro, e ao lado de Dom José Valdeci, expressou sua felicidade. “Com um abraço, uma alegria num fato muito peculiar: a Doutrina da Fé, ela cuida da reflexão, do pensamento, da identidade do cristianismo, ortodoxia. A Comissão para a Ação Sociotransformadora cuida da prática, da ação de uma Igreja que é sal, luz e fermento”, afirmou.

Na sequência, Dom José Valdeci comentou sobre a continuidade do trabalho na comissão que já presidia: “A Comissão Sociotransformadora tem o papel importante, a partir do Evangelho, a partir da Doutrina Social da Igreja, de ser sinal de esperança, sinal de justiça e de compromisso com o povo, e de modo especial, com aqueles e aquelas que mais sofrem. Nesse sentido, nós estamos nos empenhando cada vez mais para que de fato a justiça aconteça e haja dignidade para todos e todas”.

Dom Hernaldo agradeceu o episcopado brasileiro pela nova missão. O bispo recordou que fez parte da equipe de trabalho da nova tradução do Missal Romano e garantiu que dará continuidade aos trabalhos da Comissão para a Liturgia. “Conto com a colaboração principalmente de todos os liturgistas do Brasil, as mais diversas entidades que trabalham com a liturgia, pensam a liturgia, refletem, publicam, enfim, que animam as diversas comunidades cristãs espalhadas pelo nosso país”, disse.

Ao comentar sua eleição, Dom Ângelo afirmou ter consciência dos desafios que o aguardam, sobretudo na dimensão vocacional e formativa da vida consagrada e dos ministérios ordenados. No entanto, o bispo destacou sua esperança e alegria em poder servir a Igreja também nessa missão. Ele participa há anos desta comissão e também se comprometeu a dar continuidade ao trabalho já realizado.

Trajetória de Dom Joel Portella Amado

Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro.

Em 7 de dezembro de 2016 foi designado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na catedral metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenha desde então o serviço de bispo auxiliar da referida arquidiocese.

Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, em Aparecida (SP), foi eleito Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

Trajetória de Dom José Valdeci Santos Mendes

Maranhense de Coroatá, nasceu no dia 12 de setembro de 1961. Estudou Filosofia e Teologia no antigo CETEMA, hoje Instituto de Ensino Superior do Maranhão (Iesma). É licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e tem especialização em Bíblia pelo Instituto de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG). 

Ordenado padre pela diocese de Coroatá em 11 de setembro de 1994, Dom José Valdeci foi vigário paroquial e, posteriormente, pároco de três paróquias da diocese entre 1994 e 2009. 

Dom José Valdeci foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, em 5 de maio de 2010, e ordenado para o ministério episcopal em 21 de agosto do mesmo ano, na cidade de Arari (MA). Escolheu o lema: “O Bom Pastor dá sua vida pelas suas ovelhas” (Jo 10,11). Desde 28 de agosto de 2010, é bispo de Brejo (MA). De 2015 a 2019, Dom Valdeci foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Também atuou como presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores. 

Na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019, Dom Valdeci foi eleito presidente da Comissão para a Ação Sociotransformadora.

Trajetória de Dom Hernaldo Pinto Farias

Dom Hernaldo Pinto Farias nasceu em 24 de junho de 1964, em Vitória da Conquista (BA). Completou seus estudos em Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga e no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), ambos em São Paulo. Obteve a Licenciatura em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em seguida, obteve a Licença e o Doutorado em Liturgia Sagrada no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo, em Roma. 

Religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento, fez sua profissão religiosa em 25 de janeiro de 1988. Em 18 de julho de 1992, recebeu a ordenação sacerdotal. Foi nomeado bispo para a diocese de Bonfim em 17 de julho de 2019. A ordenação foi em 15 de setembro. Dom Hernaldo tomou posse na diocese de Bonfim em 6 de outubro do mesmo ano. No Regional Nordeste 3 da CNBB, é bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e da Pastoral da Criança.  

Trajetória Dom Ângelo Ademir Mezzari

Nascido em Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha (SC), em 2 de abril de 1957, Dom Ângelo estudou Filosofia (1977-1978) na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, e Teologia (1981-1984) no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 22 de dezembro de 1984, na sua terra natal.  

Após a ordenação sacerdotal, continuou seus estudos, obteve o bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989). Em 2003, obteve o Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, com uma tese sobre “Revelação e Comunicação”. 

Em 8 de julho de 2020, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo. Foi ordenado no dia 19 de setembro do mesmo ano e acolhido no dia 4 de outubro. Ele é responsável pela Região Episcopal Ipiranga. 

Sobre as Comissões

A Comissão para a Doutrina da Fé tem como atribuição assistir a CNBB e os seus membros no exercício do Magistério doutrinal, zelando pela fidelidade da Doutrina da Igreja e pela integridade de sua transmissão, bem como promover a reflexão teológica, para responder adequadamente aos questionamentos e desafios atuais.

A Comissão para a Ação Sociotransformadora tem como missão fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem por atribuição promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação, à luz do Concílio Vaticano II. É ela a responsável por incentivar a formação e a organização da pastoral litúrgica nas dioceses através dos regionais da entidade, bem como a elaborar subsídios para a animação da vida litúrgica, referentes à pastoral, à música e ao espaço litúrgico.  

A Comissão de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada tem como atribuição assessorar os Regionais e, através dos Regionais, as organizações que, nas Dioceses, se dedicam ao trabalho de despertar, discernir, cultivar, animar, promover e acompanhar as Vocações e os Ministérios da Igreja no Brasil, em todas as suas dimensões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo