Ajudar a formar hábitos para manter o bem estar, a saúde física e espiritual e evangelizar através do esporte. Estes são alguns dos objetivos da recém criada Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife. A ideia foi de alguns seminaristas durante viagem à Juazeiro do Norte (CE). As atividades da pastoral tiveram início neste domingo, 7, com a 1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino.
A competição foi realizada no Colégio Marista São Luís e contou com a participação de 20 times, formados por jovens das paróquias que compõem a arquidiocese.
A programação teve início às 7h com a celebração da Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido que também deu o pontapé inicial da partida. O arcebispo destacou a importância da evangelização dos jovens “É uma ideia muito interessante e bonita.Temos, sobretudo, que aproveitar estes momentos para evangelizar e levar Jesus para este mundo dos esportes que está muito presente na vida da juventude. Esta é a cara jovem da Igreja. Temos que evangelizar com alegria”, ressaltou o religioso.
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Pastoral do Esporte é uma novidade, mas já é uma iniciativa comuns em algumas dioceses do Brasil. De acordo com o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, a referência da Pastoral do Esporte no país está no Rio de Janeiro.
O seminarista Elvis Caio, um dos fundadores da Pastoral, caráter evangelizador e educativo do projeto. “Além de resgatar o valor da oração na vida dos jovens, queremos transmitir conhecimentos, disciplina e integração entre os jovens”, disse. Os seminaristas prometem não parar no campeonato de futsal; há ainda a intenção de promover corrida e passeio ciclístico.
O campeonato também faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. A Pastoral do Esporte integra a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude.