Meu Lugar no Rio

Arquidiocese do Rio abre os braços para voluntários dos Jogos Olímpicos

“Meu Lugar no Rio”: mais uma parceria entre o Comitê Rio 2016 e a Arquidiocese do Rio

Da redação, com Rádio Vaticano

Homem_de_braos_abertos_RioA Arquidiocese do Rio de Janeiro firmou nesta segunda-feira, 13, uma parceria com o Rio 2016 para dar apoio ao programa Meu Lugar no Rio, plataforma colaborativa que tem como objetivo facilitar a busca por hospedagem pelos voluntários que atuarão Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Com o sucesso da Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013 e que teve mais de 80 mil peregrinos hospedados em casas de família, a arquidiocese vê no Rio 2016 uma oportunidade de acolhimento de pessoas que vêm à cidade para ser parte fundamental na organização do maior evento esportivo do mundo.

Acolhida

“Quem vier ao Rio será muito importante para os Jogos, até porque o Rio é um lugar acolhedor, como foi demonstrado na Jornada Mundial da Juventude. Os eventos são diferentes, mas vale o mesmo espírito, a importância de acolher alguém. Agora, os voluntários”, disse o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, antes de celebrar a Missa de Santo Antônio, no convento localizado no Largo da Carioca.

O Meu Lugar no Rio é uma plataforma colaborativa online produzida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. O objetivo é possibilitar o encontro de pessoas que têm um lugar para oferecer hospedagem e os voluntários que vêm à cidade para atuar durante os Jogos Olímpicos (entre 5 e 21 de agosto) e Paraolímpicos (entre 7 e 18 de setembro).

Os Jogos Rio 2016, primeiros da América do Sul, vão contar com a atuação de cerca de 50 mil voluntários, que chegarão à cidade maravilhosa vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. A ideia dessa nova parceria é que a comunidade católica traga a experiência em receber voluntários e, assim, colabore com a realização dos Jogos.

Como funciona

O funcionamento é bastante simples: moradores da região metropolitana do Rio se cadastram como candidatos a anfitriões para receber um voluntário, que, por sua vez, faz o seu cadastro sinalizando que procura um lugar para ficar durante os Jogos. Após o cadastro, é preciso apenas navegar pelo site, achar a pessoa, iniciar a conversa por e-mail e combinar os termos da estadia.

“A parceria com a arquidiocese do Rio é muito importante para facilitar o encontro com pessoas que já abriram seu coração durante a Jornada Mundial da Juventude e que agora podem, de novo, demonstrar sua solidariedade com os voluntários do Rio 2016”, declarou Flávia Fontes, gerente geral do Programa de Voluntários do Rio 2016.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo