No Santuário Nacional

Arcebispo de Aparecida receberá imposição do pálio em 1º de outubro

A imposição será no Santuário Nacional de Aparecida no próximo dia 1º

Da redação, com Santuário Nacional

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida / Foto: Arquidiocese de Aparecida

O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, receberá a imposição do pálio pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovani D’Aniello, no dia 1º de outubro, durante a missa das 7h30, no Santuário Nacional.

A cerimônia de entrega do pálio foi realizada na Festa de São Pedro e São Paulo, em junho passado, durante Missa na Basílica Vaticana, ocasião em que Dom Orlando recebeu o Pálio das mãos do Papa Francisco.

O pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta. Os pálios são usados pelos arcebispos metropolitas nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica.

Ao assumir a arquidiocese de Aparecida, Dom Orlando passou a ser o bispo metropolita já que a Sub-Região inclui as dioceses de Lorena, São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba.

O Papa Francisco fez algumas alterações na entrega do pálio: desde 2015, a faixa de lã branca é entregue e não colocada pelo Santo Padre. A imposição do pálio passou a ser realizada nas respectivas dioceses de origem pela mão dos Núncios Apostólicos locais.

Novena e festa padroeira

Além da imposição do Pálio, no dia 1º de outubro começa a Novena em Preparação à Festa da Padroeira, que este ano será nos dias 10, 11 e 12. A novena será sempre em dois horários: às 15h e às 19h. Para cada dia, haverá um tema específico, que reflete os milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. 

Dia 10 de outubro, a Missa das 9h tem como intenção especial a memória dos 3 pescadores e devotos de Nossa Senhora Aparecida. Às 15h, será celebrado o Jubileu das Crianças, também como parte das atividades da Semana da Criança. Haverá ainda Vigília Mariana e show às 20h30, na Tribuna Bento XVI com os padres cantores e participação especial do cantor Daniel.

A missa das 9h do dia 11 de outubro terá como intenção especial todos os arcebispos e bispos, Missionários Redentoristas, colaboradores vivos e falecidos. Às 19h acontece a coroação solene e a inauguração da Cúpula do Santuário Nacional, seguida da Procissão Memória, às 20h30, em direção ao Porto Itaguaçu.

Por fim, o dia 12 tem início com a Vigília Mariana, que começa à meia-noite do dia 12 e vai até as 4h. Às 5h acontece a primeira Missa do dia, com a participação do movimento Terço dos Homens e das Mulheres. Às 7h30 acontece a Missa das Crianças e às 9h30 a Missa Solene em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida. Esta celebração também marca a obliteração do selo jubilar pelos Correios.

A programação segue com a Homenagem à Nossa Senhora, às 12h, a Consagração Jubilar no Porto Itaguaçu, às 15h, Procissão Solene, às 16h30, e a missa de encerramento às 19h.

Às 20h40 tem início o Festival da Padroeira na Tribuna Bento XVI e show pirotécnico às 23h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo