Em Aparecida

Em Coletiva, Santuário apresenta detalhes sobre a Festa da Padroeira

Este ano, celebrações assumem caráter ainda mais especial em virtude dos 300 anos da imagem de Aparecida

Jéssica Marçal
Enviada especial a Aparecida

Detalhes da Festa da Padroeira 2017 foram divulgados à imprensa nesta quarta-feira, 30 / Foto: Jéssica Marçal – Canção Nova

A programação da Novena e Festa da Padroeira 2017 foi apresentada na manhã desta quarta-feira , 30, em coletiva de imprensa no Santuário Nacional. Neste ano, as celebrações assumem caráter ainda mais especial em virtude dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

Atenderam a imprensa o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, e o administrador do Santuário, padre Daniel Antonio da Silva.

Nas celebrações dos 300 anos, Dom Orlando disse que algo que chama sua atenção, ele que está há pouco tempo à frente da arquidiocese de Aparecida, é a fé dos romeiros. Ele destacou a importância da coletiva de hoje, um momento para levar a todos as informações sobre o que acontece no Santuário nesse tempo de preparação ao grande Jubileu do tricentenário.

Padre João Batista destacou o caráter jubilar da festa desse ano, que na verdade começou em 2016, com a abertura do Ano Mariano na igreja no Brasil em 12 de outubro do ano passado. Ele informou que a festa começa na próxima semana, com a visita da imagem às escolas de Aparecida e Potim, até 29 de setembro. Atualmente, a imagem já está visitando as várias dependências do Santuário Nacional.

O grande momento da festa começa com a novena. Justamente por ocasião dos 300 anos, a programação foi um pouco alterada neste ano, com a novena começando já no dia 1º de outubro. Um dos diferenciais para esse ano será a participação de categorias de personagens que fizeram parte desses 300 anos de história, como pescadores.

Terminando a novena, a festa será estendida por mais três dias: 10 a 12, quando o Santuário receberá a presença do representante do Papa para as celebrações do tricentenário: o Cardeal Giovanni Battista Re. Ele vai presidir missas no santuário nos dias 11 e 12.

Para o dia 11 de outubro, está programada uma “procissão da memória“, que vai levar a imagem de Nossa Senhora até o Porto Itaguaçu e lá ela vai permanecer até dia 12, quando será levada em procissão ao Santuário Nacional passando pelas ruas de Aparecida e pelos principais pontos desses 300 anos de história, como a Basílica Velha.

No dia 12, a missa oficial da festa será às 10h. Nesse dia, o Santuário deve receber diversas autoridades e pessoas com uma estreita relação com Nossa Senhora devido ao recebimento de graças. Uma delas será a esposa do embaixador da Ucrânia, que recebeu uma graça por intercessão de Nossa Senhora Aparecida ainda quando criança.

Quanto às celebrações, os preparativos estão acertados. “Estamos praticamente com os textos prontos e horários definidos. Aguardamos apenas um acerto com o Núncio Apostólico sobre a presença do legado papal. Nossa festa está preparada e estamos no embalo dela”, declarou padre João Batista. “Para nós é muito importante que a juventude esteja marcando essa presença dentro da novena”.

Inauguração da cúpula

Um dos grandes destaques não só da Festa da Padroeira 2017 mas também das comemorações desses 300 anos será a inauguração da cúpula central do Santuário. Segundo padre Daniel, uma obra-chave das comemorações do tricentenário.

Após a inauguração da cúpula, será inaugurado o acesso a cúpula, na segunda quinzena de outubro. Ela será aberta à visitação do público. O acesso foi preparado levando em conta a acessibilidade e traz informações sobre os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

Padre Daniel recordou ainda que, ao longo desse ano Jubilar, outras inaugurações foram marcantes, como a do monumento em homenagem à Nossa Senhora Aparecida no Vaticano, no Santuário Nacional e na sede da CNBB em Brasília, além da inauguração do campanário. 

Festival da Padroeira

Com relação aos eventos, a festa desse ano também terá algumas novidades. Nos dias 6 e 7 de outubro, haverá um show especial com o grupo italiano Genrosso, uma realização em parceria com a Fazenda da Esperança.

Outro destaque é o Festival da Padroeira que será  realizado em  dias 10 e 12 de outubro. No dia 10, show de padres cantores. No dia 12, show com artistas da música brasileira e, no repertório, músicas que falam de Maria. Já estão confirmadas a participação de 12 cantores. Em ambos os dias, os shows serão gratuitos e realizados a partir das 20h30 na Tribuna Bento XVI.

Futuro

Concluídas as comemorações dos 300 anos, os projetos não param. Para 2018, padre Daniel informou que um projeto foco do Santuário será o “Caminho do Rosário”. Trata-se de um percurso de caminhada desde o Hotel Rainha do Brasil até o Porto Itaguaçu. Mais detalhes sobre o projeto estarão disponíveis posteriormente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo