Bispo do Marajó foi atacado por búfalo durante a procissão no interior do Pará
Kelen Galvan
Da Redação
O bispo da prelazia do Marajó (PA), Dom José Luis Azcona, 76 anos, recupera-se bem e deve sair do hospital nesta quarta-feira, 11, após sofrer um acidente no dia 1º de maio.
Dom Azcona foi atacado por um búfalo, enquanto participava de uma procissão na cidade de Soure, no interior do Pará. O bispo ficou bastante machucado, principalmente nas pernas, sentindo muitas dores. Ele foi socorrido pelos fiéis e conduzido ao hospital para atendimento, depois transferido a Belém para outros exames.
De acordo com a secretária do bispo, Kátia Brito, Dom Azcona fraturou uma vértebra e trincou outras duas, mas está recuperando bem.
“O médico diz que ele vai voltar a aprender a caminhar, tá fazendo exercícios, mas o médico pediu pra ele parar as atividades por seis meses. Ele está arrasado, pois para quem está acostumado a sair [em missão], ter que ficar em casa é difícil”, explica Kátia.
Ela destaca que nos próximos três meses o bispo ficará em Belém, na casa de sua congregação, os Agostinianos.
O dono do búfalo foi preso logo após o incidente, mas Dom Azcona fez questão de ir pessoalmente tirá-lo da cadeia no dia seguinte. Segundo Kátia, o bispo afirmou que ele não teve culpa do acidente e seu sustento depende do animal.
Dom Luis Azcona tem 76 anos e desenvolve um trabalho missionário junto ao povo marajoara.