Velório

Amigos e admiradores se despedem de padre Haroldo Rahm

Velório do sacerdote jesuíta e pioneiro da RCC no Brasil acontece neste domingo, 1º, em Campinas (SP)

Da redação, com informações de Núbia Tatiele

Velório de padre Haroldo acontece neste domingo, 1º, em Campinas/ Foto: Nubia Tatiele – Canção Nova

Neste domingo, 1º, amigos e admiradores despedem-se de padre Haroldo Rahm, sacerdote jesuíta que faleceu neste sábado, 30, após uma parada cardíaca. O corpo do sacerdote está sendo velado no Paço Municipal, onde permanece até as 15h. Em seguida, uma Missa de corpo presente será celebrada às 16h no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), mesmo local onde será o sepultamento, às 17h.

Lúcia Decot Sdoia, presidente da Instituição Padre Haroldo Rahm (IPH) – entidade filantrópica fundado em 28 de maio de 1978, por inspiração de Padre Haroldo Rahm, SJ, recordou com carinho do sacerdote: “Está sendo muito difícil para nós. Ele [padre Haroldo] era muito determinado, alegre, gostava de ver as pessoas sorrindo, (…) deixou para nós os valores: amor, busca pelo conhecimento, ética, respeito, espiritualidade e essa junção de fé e obra, que é um grande legado”.

A IPH, antes denominada APOT, teve o nome modificado como forma de homenagear o sacerdote ainda em vida. A instituição possui atualmente mais de 170 funcionários. Segundo Lúcia, o sacerdote sempre se preocupou com os mais necessitado. “Ele foi pioneiro no cuidado com dependentes químicos, transexuais, pessoas em situação de rua e crianças. (…) Hoje continuamos cumprindo este legado, esta missão de acolher os marginalizados”. A presidente da instituição concluiu: “O que fica para nós é a imagem de um pai cuidadoso, amoroso e de um amigo”.

Amigos e admiradores despedem-se do sacerdote/ Foto: Nubia Tatiele – Canção Nova

Educador social da IPH, Wander Ramos, revela que conheceu o sacerdote em 2016, após um período de uso de drogas e situação de rua. “Fui atendido pela instituição e depois me tornei funcionário desta obra”, contou. O educador completou: “Sempre me lembrarei da frase que ele dizia: ‘Medo de nada. Só amor’. Com ele [padre Haroldo] aprendi que nessa vida não temos que ter medo de nada, só amar”.

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette Ferreira, também compareceu ao velório. O chefe do legislativo contou ter sido próximo do sacerdote antes mesmo de entrar para a vida política e destacou que padre Haroldo sempre o olhou como uma pessoa, independente do cargo que ocupava. “Ele perguntava de mim, minha esposa, minhas filhas. Ele se interessava pela minha história e isso era o que o fazia ser diferente, ele via a nossa humanidade”.

“Campinas teve a sorte grande desse homem natural do Texas (EUA) escolher vir para o Brasil, para Campinas, para iniciar um trabalho que cativa a todos, que é complexo, e muito importante, que é o trabalho com os dependentes químicos. Vidas que estavam destruídas, ele conseguiu recuperar”, frisou o prefeito, que concluiu: “Padre Haroldo cativava com muita facilidade. Em suas orações ele pedia pessoas que continuassem a sua obra e assim vieram tantos que a continuam com muito amor. Uma vida de 100 anos deixa saudades, mas também a sensação de uma vida tão bem aproveitada até os últimos momentos”.

Padre Haroldo

Em fevereiro deste ano, padre Haroldo Rahm completou 100 anos. Nascido nos Estados Unidos, no estado do Texas, no dia 22 de fevereiro de 1919, foi ordenado padre jesuíta em 1950, e veio para o Brasil como missionário quinze anos depois. Acabou naturalizando-se brasileiro em 1986, e fundou várias obras no país. O vice-presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner comentou a importância da atividade pastoral de padre Rahm:

“Padre Haroldo fundou o que nós conhecemos como TLC, Treinamento de Liderança Cristã, que faz tão bem ainda hoje na vida da Igreja e na vida de muitos cristãos, porque promove a formação cristã de muitos irmãos e irmãs que assumem o serviço de liderança. Padre Haroldo também praticamente trouxe para o Brasil essa corrente de graça que nós conhecemos como Renovação Carismática Católica (RCC). Seu livro ‘O Batismo no Espírito’ é um best-seller na RCC, e fez um grande bem na compreensão que nós temos dessa graça que é a efusão do Espírito Santo”.

Padre Haroldo promoveu, ao chegar no Brasil, muitos encontros de “Experiência de Oração”. No ano de 1971, aplicou um desses encontros para sacerdotes. Padre Jonas Abib, posteriormente fundador da Canção Nova, era um desses jovens padres, que, após a celebração da Santa Missa, aceitou receber a oração de efusão do Espírito Santo, pelas mãos de Padre Haroldo.

“Padre Jonas testemunha que aquele momento mudou radicalmente a sua vida, e principalmente o seu ministério sacerdotal. Tanto assim, que nós podemos testemunhar que padre Jonas se tornou um grande líder da RCC não apenas no Brasil, mas também em outros lugares do mundo, por causa dessa graça que ele recebeu. Essa graça vivida está certamente numa das motivações para que a Comunidade fosse fundada.”, conta padre Wagner.

A IPH

A IPH foi fundado em 28 de maio de 1978, por inspiração de Padre Haroldo Rahm, SJ, cujo pai faleceu por problemas relacionados ao alcoolismo, e um grupo de pessoas sensibilizadas pelo sofrimento de pessoas com Transtorno por Uso de Substâncias (TUS). Ao longo dos anos a entidade expandiu seu trabalho. Nos anos 1990 inaugurou as atividades de Prevenção e Profissionalizaçao e nos anos 2000, iniciou serviços com pessoas em situação de rua, atendendo as demandas de sofrimento da nova urbanidade. O IPH vem, com dinamismo, atualizando os trabalhos de enfrentamento à situação de vulnerabilidade social grave. Desde a sua fundação, a entidade já beneficiou mais de 100 mil pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo