Aniversário

Padre Haroldo Rahm completa 100 anos de vida

Sacerdote jesuíta, Padre Haroldo foi um dos responsáveis por trazer a RCC para o Brasil

Denise Claro
Da redação

Padre Haroldo Rahm completa 100 anos nesta sexta-feira, 22./ Foto: Site oficial Instituto Padre Haroldo

A Arquidiocese de Campinas organizou, para esta sexta-feira, 22, uma comemoração pelo aniversário natalício de 100 anos de Padre Haroldo Rahm. Uma missa será celebrada em intenção do padre jesuíta na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Liceu Salesiano), às 19h. No sábado, 23, haverá um almoço e várias homenagens.

Padre Haroldo Rahm nasceu nos Estados Unidos, no estado do Texas, no dia 22 de fevereiro de 1919. Foi ordenado padre jesuíta em 1950, e veio para o Brasil como missionário quinze anos depois. Acabou naturalizando-se brasileiro em 1986, e fundou várias obras no país.

Padre Wagner Ferreira representará a Canção Nova nas comemorações de Padre Haroldo./Foto: Canção Nova.

O vice-presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, representará a instituição na Missa pela comemoração do centenário, e comenta a importância da atividade pastoral de Padre Rahm:

“Terei a imensa alegria de estar nesta missa. Padre Haroldo fundou o que nós conhecemos como TLC, Treinamento de Liderança Cristã, que faz tão bem ainda hoje na vida da Igreja e na vida de muitos cristãos, porque promove a formação cristã de muitos irmãos e irmãs que assumem o serviço de liderança. Padre Haroldo também praticamente trouxe para o Brasil essa corrente de graça que nós conhecemos como Renovação Carismática Católica (RCC). Seu livro ‘O Batismo no Espírito’ é um best-seller na RCC, e fez um grande bem na compreensão que nós temos dessa graça que é a efusão do Espírito Santo.”

Padre Haroldo promoveu, ao chegar no Brasil, muitos encontros de “Experiência de Oração”. No ano de 1971, aplicou um desses encontros para sacerdotes. Padre Jonas Abib, posteriormente fundador da Canção Nova, era um desses jovens padres, que, após a celebração da Santa Missa, aceitou receber a oração de efusão do Espírito Santo, pelas mãos de Padre Haroldo.

“Padre Jonas testemunha que aquele momento mudou radicalmente a sua vida, e principalmente o seu ministério sacerdotal. Tanto assim, que nós podemos testemunhar que Padre Jonas se tornou um grande líder da RCC não apenas no Brasil, mas também em outros lugares do mundo, por causa dessa graça que ele recebeu. Essa graça vivida está certamente numa das motivações para que a Comunidade fosse fundada.”, conta Padre Wagner.

Assistência a quem precisa

Além de sua missão evangelizadora e pastoral, Padre Haroldo dedicou toda a sua vida ao serviço social. Em 1978 fundou em Campinas a Comunidade Terapêutica “Fazenda do Senhor Jesus”, para oferecer tratamento e recuperação para homens dependentes de álcool e outras drogas.

“É preciso render nosso louvor a Deus pela vida desse sacerdote jesuíta, que promoveu e continua trabalhando com as comunidades terapêuticas, procurando sempre resgatar essa identidade de filhos e filhas de Deus.”, afirma Padre Wagner.

A partir das Comunidades Terapêuticas, outros trabalhos surgiram. O sacerdote iniciou no Brasil o Movimento “Amor-Exigente”, foi co-fundador da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT, e em 1998, co-fundador da Pastoral da Sobriedade. Encabeçou, no ano 2000, a Campanha da Fraternidade: “Por um mundo sem drogas”, gerando um alerta nacional e dentro das comunidades religiosas para a questão da drogadicção. Atualmente, o Instituto Padre Haroldo tem 15 serviços sociais, em que cerca de 80 mil pessoas já foram atendidas.

A assistente social Wanessa Landre trabalha há 18 anos com Padre Haroldo./ Foto: Arquivo Pessoal.

A assistente social Wanessa Maria Landre auxilia Padre Haroldo há 18 anos. Atualmente é gestora técnica da Comunidade Terapêutica Obra de Vida. Para ela, o legado do Padre Haroldo entra para a história com o entendimento da dependência química enquanto problema de saúde pública, se tratando de uma doença, e não somente uma escolha. 

“Para mim é emocionante e impressionante pensar na vida do Padre Haroldo e toda dedicação à causa das drogas. Às vezes me pego questionando em como pode uma pessoa dedicar sua vida e investir em resgatar vidas que se encontram marginalizadas pela sociedade? Como pode ter esperança, quando muitas vezes a própria pessoa não mais a tem? Nessa hora vejo que esse é o Padre Haroldo, um instrumento de Deus, que aceitou o chamado e respondeu ‘estou aqui’, decidindo somente servir, sem querer nada em troca, acreditando em todas as pessoas, partindo sempre do princípio que todas são verdadeiras e merecem uma oportunidade.”, ressalta Wanessa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo