Neste domingo

Papa realiza primeira visita pastoral a paróquia da Diocese de Roma

Paróquia na cidade de Óstia Lido abre a série de visitas pastorais, incluindo encontros com os jovens, pobres e doentes

Da redação, com Vatican News

A imagem ilustra o Papa Leão XIV com suas habituais vestes pontifícias e iluminado pela luz do sol, com o olhar fixado no horizonte.

Foto: Stefano Costantino/SOPA Images via Reuters

A paróquia de Santa Maria Rainha da Paz, em Óstia Lido, na Diocese de Roma, será a primeira a receber a visita pastoral do Papa Leão XIV, neste domingo, 15.

O Santo Padre estará na comunidade situada no número 13 da praça homônima, confiada à Congregação da Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos). Sua chegada está prevista para as 16h (hora local).

O primeiro momento da visita será marcado pelo encontro do Papa com cerca de 400 crianças da catequese e jovens, no campo atrás da paróquia. Em seguida, haverá um momento com os idosos, enfermos, pobres e voluntários da Caritas, que o aguardarão no Ginásio.

A Celebração Eucarística

Às 17h (hora local), o Papa Leão presidirá a Santa Missa, que será concelebrada pelo cardeal vigário Baldo Reina, pelo bispo do Setor Sul e vice-regente da diocese, Dom Renato Tarantelli Baccari, e pelo pároco Giovanni Vincenzo Patanè. Entre outros, estarão presentes também os párocos de Óstia, o capelão da Guarda de Finanças, padre Francesco Chiantera, e os prefeitos do Setor Sul.

Ao final da Celebração Eucarística, o Pontífice encontrará o conselho pastoral em uma sala da paróquia. Em seguida, antes de retornar ao Vaticano, irá cumprimentar os fiéis que permaneceram do lado de fora, os quais terão acompanhado a Missa por meio de um telão montado para a ocasião.

Visita significativa

“É significativo que a primeira paróquia escolhida pelo Santo Padre para suas visitas pastorais seja dedicada a Maria Rainha da Paz — observa o pároco —; desde o início de seu pontificado, de fato, o Papa Leão tem demonstrado grande atenção ao tema e falado da ‘paz desarmada e desarmante’. Além disso, Óstia, embora faça parte da diocese de Roma, tem a particularidade de possuir seu próprio padroeiro, que é Santo Agostinho, muito querido por nosso Papa, que é agostiniano.”

A notícia dessa visita pastoral — conta ainda padre Patanè — foi acolhida com grande emoção por toda a comunidade paroquial. “Para não criar desigualdade, distribuímos os ingressos por meio de sorteio”, explica.

“Vivemos como um privilégio o fato de sermos a primeira comunidade que o Santo Padre visita… É também uma boa ocasião para limpar os ambientes e organizar um pouco as coisas!”, brinca o sacerdote. “Ele é o Papa, mas para nós é antes de tudo o nosso bispo, o pastor que visita a sua Igreja.”

Série de visitas

Durante a Quaresma, o Papa realizará uma série de visitas pastorais à cinco paróquias da Diocese de Roma. A segunda visita pastoral de Leão XIV será à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Castro Pretorio, no dia 22 de fevereiro.

No dia 1º de março, a visita será à Paróquia da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, no bairro de Alessandrino. Em 8 de março, o Pontífice visita a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, no bairro de Torrevecchia. E a última será no dia 15 de março, à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Ponte Mammolo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content