Celebrações com Leão XIV

Visitas pastorais, Quaresma, Semana Santa: a agenda do Papa até abril

No próximo dia 15 de fevereiro, Leão XIV inicia uma série de visitas pastorais a paróquias de Roma; celebração das Cinzas e Tríduo Pascal completam a agenda até abril

Da Redação, com Vatican News

Foto: Joyce Mesquita

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou nesta terça-feira, 3, o calendário de celebrações que serão presididas pelo Papa Leão XIV nos próximos meses, de fevereiro a abril. O calendário inclui celebrações tradicionais, como aquela da Quarta-Feira de Cinzas, e a agenda das visitas pastorais que o Pontífice fará a paróquias de Roma.

Será uma série de visitas pastorais a cinco paróquias de Roma, no período de 15 de fevereiro a 15 de março. A presença do Papa nas áreas predominantemente periféricas da capital coincidirá com sua participação nos Exercícios Espirituais da Quaresma e nos ritos pascais, que ele presidirá na Basílica de São Pedro e, na Quinta-feira Santa, na Basílica de São João de Latrão.

Visitas pastorais

A série de visitas às paróquias acontecerá na parte da tarde, com uma Celebração Eucarística às 17h. A exceção será no dia 22 de fevereiro, quando a visita à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Castro Pretorio (próximo à estação Termini), será às 9h, também com Missa.

A primeira visita será no dia 15 de fevereiro, à Paróquia de Santa Maria Regina Pacis, em Ostia Lido. Está agendada uma visita à Paróquia da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, no bairro de Alessandrino, para o dia 1º de março, seguida de uma visita à Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, no bairro de Torrevecchia, no dia 8 de março, e uma visita à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Ponte Mammolo, no dia 15 de março.

Celebração das Cinzas e Exercícios Espirituais

O início da Quaresma, em 18 de fevereiro, será marcado por uma Missa presidida pelo Papa na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino. A celebração será precedida, como é tradição, pela Statio e procissão penitencial que partirá da Igreja de Santo Anselmo, nas proximidades.

Já no período da Quaresma, em preparação à Páscoa, haverá, como de costume, os Exercícios Espirituais do Pontífice e da Cúria Romana, que serão realizados no Palácio Apostólico, da tarde de 22 até 27 de fevereiro.

O Tríduo Pascal

As celebrações do Tríduo Pascal terão início na Quinta-feira Santa, 2 de abril, com a Missa dos Santos Óleos (Missa Crismal) pela manhã (9h30) na Basílica de São Pedro. A Missa da noite será às 17h30 na Basílica de São João de Latrão, a “Catedral do Bispo de Roma”.

Na noite da Sexta-feira Santa, 3 de abril, o Pontífice presidirá a Celebração da Paixão do Senhor às 17h na Basílica de São Pedro. Também haverá as tradicionais Estações da Cruz no Coliseu, às 21h25.

Leão XIV também presidirá a Vigília da Noite Santa, que será realizada na Basílica de São Pedro às 21h. E no Domingo de Páscoa, 5 de abril, a missa será na Praça São Pedro às 10h15, seguida da tradicional Bênção “Urbi et Orbi” às 12h.

Os horários informados no texto referem-se à hora local em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content