Presidente da Comunidade Canção Nova e autoridades civis falam da evangelização aos jovens no PHN, evento do qual participam mais de 100 mil jovens
Huanna Cruz
Da Redação
Uma verdadeira oportunidade de conversão. Assim o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, define o Acampamento PHN 25 anos, que termina neste domingo, 16.
Neste sábado, 15, o sacerdote marcou presença no evento. Além dele, também estiveram presentes na Canção Nova, celebrando os 25 anos do PHN, algumas autoridades civis: o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o seu Vice-Governador, Felício Ramuth; e o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
Radicalidade de viver o Evangelho
Segundo padre Wagner, o PHN é um grande desafio que foi lançado à juventude pelo saudoso Fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Trata-se de uma radicalidade de viver o Evangelho, de seguir Jesus.
“É claro que, no nosso processo de conversão, é fundamental destacar a importância de não termos compromisso com o pecado. Isso o PHN faz muito bem, graças a Deus, mas também não basta não pecar, é importante frutificar, produzir frutos de conversão, amor, misericórdia e justiça. Para além do PHN, eu gostaria de propor um PHS – por hoje sim – àquilo que nós devemos realizar com a graça de Deus”.
O sacerdote frisou que o PHN é uma oportunidade de conversão, não apenas de renúncia ao mal, ao pecado, mas também dessa juventude dar o seu sim a Deus, o seu sim ao chamado à santidade.
Primeiro PHN sem o padre Jonas
O presidente da Comunidade Canção Nova afirmou que o padre Jonas Abib fundou a Comunidade há 45 anos, para que ela fosse, de fato, uma comunidade para os jovens.
“Ele começou com os jovens. É claro que alguns já não são tão jovens assim. Eu, por exemplo, já tenho 31 anos de Canção Nova, no entanto, o Senhor sempre manda para a Canção Nova muitos jovens, graças a Deus”, enfatiza.
Padre Jonas deu a vida dele por causa dessa juventude, lembrou padre Wagner. “Agora, nós cremos que ele está no céu e ele intercede para o sucesso também deste evento PHN. Não temos a presença física dele, mas, certamente, ele intercede. Padre Jonas, aqui na terra, fez o que ele deveria ter feito para que esta juventude se sentisse atraída por Deus; agora, do céu, ele dá um apoio a mais, intercedendo para que os jovens sejam cada vez mais dóceis ao batismo no Espírito Santo”.
Autoridades Civis no PHN
Segundo o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não se tem resgate social sem resgate da fé, isso está permeando todas as ações sociais. “Caminhar com a Igreja é muito importante, isso é o que nos dá um amparo e faz com que a gente alcance mais pessoas. Nós temos várias obras religiosas que são responsáveis por recuperação de dependentes químicos, trabalhar em conjunto é fundamental para que a gente tenha efetividade na política pública”.
Também presente no evento, Felício Ramuth afirmou que é importante aproveitar eventos como esse para que se possa resgatar a espiritualidade e os valores. “Existe uma crise de valores no mundo e o trabalho do PHN de espiritualidade, de levar bons valores para a nossa juventude faz toda a diferença. Estou muito contente de ter vindo aqui, neste grande evento”.
E para Gilberto Kassab, o governo precisa criar espaços para a juventude, no campo da educação, do entretenimento e com isso abrir espaço para a sinergia com eventos como esse. “Eu acho que essa juventude trabalhando junto com políticas públicas, ela pode ter perspectiva, e isso que a juventude precisa, perspectiva de seu futuro em relação aos seus estudos, em relação à sua profissão, em relação à constituição das suas famílias e dessa maneira na construção do futuro”.
Durante o evento foram doados dois veículos para o transporte de assistidos das Obras Sociais da Canção Nova. A doação foi feita pelo governo de São Paulo através de emenda do deputado estadual Reinaldo Alguz.
Shows e luau
Ontem à noite, Pitter di Laura abriu a terceira noite de shows do acampamento, com oração, música e muita alegria. Na sequência, Ministério Amor e Adoração colocou a juventude para rezar a cantar muito. A noite terminou com show do Missionário Shalom.
Já de madrugada, foi a vez dos jovens se reunirem com Brais Oss. Este é um dos momentos tradicionais do acampamento, em que os jovens varam a madrugada em uma verdadeira experiência com Deus.
A programação termina hoje com a Missa das 15h presidida pelo padre Roger Luís.