Palavra à juventude

“O mal também têm medo”: padre Paulo Ricardo prega no PHN 25 anos

Reflexão sobre o pecado e a história da salvação foram abordados na pregação do sacerdote; programação do PHN 25 anos segue até domingo 

Huanna Cruz
Da Redação

Acampamento PHN – Padre Paulo Ricardo / Foto: Larissa Ferreira

“O mal também têm medo” foi o tema da pregação do padre Paulo Ricardo nesta sexta-feira, 14, no acampamento PHN 25 anos. O sacerdote contou aos jovens a história de Lúcifer e dos seus anjos caídos, os demônios, ajudando os jovens a entender a história de salvação, o que Jesus fez na cruz.

O tema do acampamento neste ano celebrativo é “Dignos das promessas”, inspirado na oração da Salve-Rainha. Segundo padre Paulo, é muito interessante que o Acampamento tenha esta temática, pois é um retorno às origens: “Canção Nova Casa de Maria”. Pode-se dizer que, 25 anos depois, uma temática mariana é realmente resgatar a raiz da Canção Nova e a Virgem Santíssima que esteve muito presente na vida do fundador da Canção Nova, Monsenhos Jonas Abib. “É uma alegria muito grande estar no PHN com este tema”, ressaltou.

Concentrando-se no tema da pregação, o padre comentou que hoje é sexta-feira, e toda sexta-feira se celebra a Paixão de Jesus, sendo necessário entender o que Ele fez na cruz. “Ele nos salvou, mas nos salvou de quê? Ele nos salvou da morte eterna, do inferno, do fogo eterno que Deus preparou para satanás e os seus anjos”, ressaltou.

“O inferno não está vazio, o diabo e seus demônios não são uma ideia”, enfatizou o sacerdote ao dizer que os demônios são verdadeiros e que as pessoas entram em contato com eles todos os dias. Isso, porém, não é um motivo para ficar assustado, pois os demônios estão ao lado de todos o tempo todo, mas também pode-se ter a certeza da presença dos anjos de Deus, os anjos da guarda, os anjos bondosos que servem a Deus, que servem a Nossa Senhora. “Os anjos estão conosco, eles estão aqui”.

O que o jovem deve viver neste PHN

Segundo o padre Paulo Ricardo, a primeira coisa que os jovens devem entender é que Deus é um Deus da vida, tanto esta aqui na terra quanto a vida eterna. “Para a gente viver a vida de Deus, tem que parar de pecar, e o PHN nasceu para isso”.

Depois de parar de pecar, entra a segunda fase que é aprender a amar, indicou. “Monsenhor Jonas Abib colocou isso como um projeto extraordinário de santificação, ou seja, primeiro para de pecar, por hoje não. Depois, entram em ação as cinco pedrinhas, ou seja, a leitura orante, o rosário, o jejum, a Eucaristia, a confissão. Essas são as cinco pedrinhas e o caminho para a santidade”, enfatizou.

E pensando no contexto dos jovens atuais, o sacerdote fez um alerta sobre a armadilha que se coloca para a juventude, que é a falta de esperança muitas vezes atrelada ao excesso do uso do celular. Segundo ele, estudos científicos comprovam que pessoas que estão adictas ao celular estão sem expectativas do futuro, só pensam no imediato. E isso faz com que os jovens fiquem deprimidos, sem futuro, desanimados, apáticos, quando não com pensamentos suicidas, automutilação, impotência sexual, falta de futuro com a família, entre outros. É necessária uma desintoxicação. 

“Eu sempre digo aos jovens brincando: existia vida antes do celular. Então, use o celular com sabedoria, mas aprenda a se divertir fora do celular. As pessoas que você ama estão aí com você, não fique agora querendo viver uma outra vida, em outro lugar, aproveita quem está ao seu lado, este é o próximo mais próximo, vamos nos amar”, enfatizou. 

O testemunho dos jovens

Gabriel Bergamin de Campos, de Santo Antônio do Jardim (SP), 20 anos, está participando do PHN pela primeira vez. Na pregação do padre Paulo Ricardo, o que mais lhe chamou a atenção foi a exortação que ele fez, para que se possa prestar atenção no que o inimigo de Deus faz. “É preciso estar vigilante para não cair na tentação no maligno”.

A explicação sobre o pecado, o pecado mortal, foi o trecho da pregação que mais chamou a atenção da jovem Tatiana Alves, de Santa Terezinha (SC). Ela está na Canção Nova também pela primeira vez e relata o quão maravilhoso está sendo participar do acampamento. 

Já Anny Fernanda, de Itapuranga (SC), participa do PHN pela quarta vez. Ela diz que todos os anos é uma bênção participar do acampamento, pois todos os anos o Senhor muda a sua realidade. O que chamou a atenção dela na pregação do sacerdote foi o alerta para a verdade da fé dos mandamentos.

“Ad Iesum Per Mariam”

Acampamento PHN – Vitor Leal / Foto: Larissa Ferreira

A segunda e última pregação do dia foi com o Missionário da Comunidade Canção Nova Vitor Leal. Em sua pregação “A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas”, ele refletiu sobre o que significa um lugar que foi rebaixado, com a essência de sofrimento. “Quando falamos baixinho no ouvido de Nossa Senhora, estamos suplicando pelo vale que estamos passando”.

Segundo o missionário, a Virgem Maria é quem compreende nosso sofrimento, dor e dificuldade, por isso Ela é a mestra sobre o vale de lágrimas. “A Imaculada é educadora da Palavra de Deus, Ela foi sendo construída a partir daquilo que era eterno, tornando-se conhecedora do sofrimento da humanidade. Nossa Senhora aprendeu sobre a dor a partir do Seu Filho, por isso a mãe conhece suas feridas e aflições”.

Falando aos jovens, ele disse: “Nossa Senhora te trouxe ao PHN, pois Ela sabe que você está com feridas, machucado e não consegue seguir o caminho da salvação. Maria deseja curar suas dores, suplique a Sua ajuda e confie.”, exortou.

Atividades paralelas e shows

Além das pregações, os jovens puderam participar nesta tarde de diversas atividades paralelas que acontecem no Espaço Jovem. São apresentações musicais e momentos de oração conduzidos por membros da Comunidade Canção Nova e outras personalidades católicas. Logo mais à noite, será a vez do grupo de oração “Fontes” se reunir com a juventude para louvor, oração e muita animação. 

Às 21h, os shows tomam conta do Centro de Evangelização. A público poderá conferir as apresentações musicais de Frei Gilson, Cassiano Meirelles e Fraternidade São João Paulo II. 

O acampamento PHN segue até domingo, 16. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo