TENSÃO

Governo da Nicarágua fecha universidade católica em Manágua

Instituição que formou diversos seminaristas para igrejas locais da América Central foi “dissolvida voluntariamente” por autoridades do país

Da Redação, com Vatican News

Bandeira da Nicaragua /Foto: aboodi vesakaran via Unsplash

Mais uma universidade católica foi fechada na Nicarágua. Na quinta-feira, 18, a mídia nicaraguense informou o cancelamento da Universidade Católica Imaculada Conceição da Arquidiocese de Manágua (Ucicam). A decisão de “dissolução voluntária” foi tomada pelo Ministério do Interior do país.

A Ucicam foi inaugurada em 2011 e serviu como um centro de formação para seminaristas de várias igrejas locais da América Central, oferecendo formação em filosofia e teologia. Ela estava localizada nas mesmas instalações do Seminário Maior La Purísima, em Manágua.

Em 2022, outras 17 instituições de ensino superior privadas foram fechadas por autoridades nicaraguenses sob este regime “voluntário”. Os opositores do governo consideram essa uma forma de “pressionar os adversários políticos”.

Perseguição aos católicos

O bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez, está preso desde fevereiro do ano passado e recentemente foi condenado a 26 anos de reclusão. Em março deste ano, o representante da Santa Sé na Nicarágua, Monsenhor Marcel Diouf, deixou o país após pedido do governo nicaraguense, cujo líder é Daniel Ortega.

Leia mais
.: Papa Francisco reza pelo bispo Alvarez, preso na Nicarágua

.: CNBB se solidariza com Igreja na Nicarágua e bispo condenado a prisão

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo