“Que este Congresso seja lembrado pelo amor que todos os cristãos têm por Jesus e que na Eucaristia são sacrários vivos no mundo”: Palavras de Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife na Santa Missa de abertura
Ronnaldh Oliveira,
Enviado a Recife (PE)
O 18º Congresso Eucarístico Nacional oficialmente foi iniciado com a Santa Missa diretamente do Centro de Convenções de Pernambuco, contando com a presença de bispos, arcebispos, cardeais, sacerdotes, religiosos, seminaristas e cerca de 10.000 fiéis católicos de todo o Brasil, segundo a organização do evento.
Leia mais
.:Representando o Papa, Cardeal Marto destaca alegria de vir ao Brasil
.:Na Catedral de Olinda e Recife, bispos rezam pelo Congresso Eucarístico
Antes do início da celebração, uma carta enviada pelo Papa Francisco ao Congresso foi lida, evidenciando sua presença afetuosa e espiritual junto da Igreja no Brasil. O Pontífice agradeceu a iniciativa do Evento, enviou sua benção apostólica e orações.
A Virgem Maria foi saudada com o cântico da Ave Maria em latim, interpretada por artistas locais.
Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife também fazendo o uso da palavra, agradeceu a presença do Cardeal Dom Antonio Marto, que legado Pontíficio para o Congresso, presidiu a celebração. Em tom de gratidão, falou do Núncio Apostólico, do governador do Estado de Pernambuco, demais autoridades civis, eclesiais e religiosas presentes na missa que de forma campal, abraçou fiéis de todo o território nacional
“O que me vem ao coração são as palavras de Jesus: ‘Desejei ardentemente comer dessa Páscoa’. Foi esse desejo profundo que embora obrigados a adiar o Congresso por causa da crise sanitária de 2020, insistimos no propósito de celebrá-lo e hoje temos a alegria de vê-lo realizado”, disse Saburido.
Acesse
.: Mais notícias sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional
Em seu discurso, o Arcebispo enfatizou que o Congresso não tem por finalidade mostrar que os católicos são a maioria ou que a fé católica deve ser ‘obrigatoriamente forçada a todos’ como também que o evento não seja lembrado por sua grandiosidade celebrativa, “mas pelo amor que todos os cristãos tem por Jesus e que na Eucaristia são sacrários vivos, testemunhos proféticos do amor de Deus na sociedade”
Segundo dia de Congresso
No sábado, 12, além do Simpósio teológico realizado durante a manhã, no final da tardeàs 18h todos participarão do Momento Mariano que será realizado nos Santuários Marianos da Arquidiocese para todas as demais paróquias.
Ainda amanhã, os jovens serão protagonistas da Vigília que, transmitida do Centro de Convenções de Recife, reunirá adolescentes, jovens e o povo