Os bispos do Estado estarão em Roma na primeira semana de maio, e visitará o Papa no Vaticano
Da Redação, com Diocese de Caxias do Sul
Na noite do próximo sábado, 30 de abril, os arcebispos do Rio Grande do Sul viajam para Roma em visita ao Vaticano. A incerteza gerada pela pandemia, mobilizou o mundo inteiro em um confinamento e gerou o adiamento da visita, agora confirmada para 02 a 06 de maio.
Durante a visita, o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.
No dia 04 de maio, o episcopado gaúcho também estará na Secretaria de Estado do Vaticano e na quinta-feira, 05, participará da Audiência com o Papa Francisco.
O grupo que viaja à Itália no fim de abril inclui 4 arcebispos, 15 bispos ativos, 3 bispos eméritos e o Pe. Silvio Jorge Mazzarolo, que assumiu como administrador diocesano de Cruz Alta desde a transferência de Dom Adelar Baruffi .
Uma visita inédita
A visita Ad Limina é um ato que todo o Bispo cumpre para o bem de sua própria diocese e de toda a Igreja, para favorecer a unidade, a caridade, a solidariedade na fé e no apostolado.
Trata-se de um momento forte na vida e no ministério pastoral dos Bispos, uma oportunidade de experimentar, de forma mais intensa, a comunhão com o Sucessor de Pedro e entre outros bispos.
Desta forma, será uma oportunidade de fortalecem a dimensão da colegialidade que os une num só corpo bem unido a serviço da Igreja, Povo de Deus a caminho da casa do Pai.
Os bispos vão apresentar ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja no Rio Grande do Sul, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas 18 arquidioceses do Regional Sul 3.
História
Já são dois anos de espera ansiosa pela visita Ad Limina. A viagem que ocorrerá em maio estava marcada inicialmente para 21 a 30 de março de 2020, cancelada em virtude da pandemia do Covid-19.
Com estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 3, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009.
Dos 22 bispos que agora vão ao Vaticano, apenas sete eram bispos diocesanos na época e estavam na visita em 2009. Na ocasião, o encontro foi realizado junto com os bispos do Regional Sul 4 em Santa Catarina.