Telegrama de pesar

Papa lamenta morte do Cardeal Vallejo, arcebispo emérito de Sevilha

Cardeal Vallejo faleceu aos 87 anos; foi arcebispo de Sevilha, na Espanha, por 27 anos, um dos episcopados mais longos da igreja local

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

Um pastor abnegado, que por anos entregou sua vida com fidelidade ao serviço de Deus e da Igreja. Com essas palavras, o Papa Francisco recorda o Cardeal Carlos Amigo Vallejo, O.F.M, arcebispo emérito de Sevilha, Espanha. O cardeal faleceu nesta quarta-feira, 27, no Hospital Universitário de Guadalajara, aos 87 anos de idade, por insuficiência cardíaca.

O Santo Padre enviou um telegrama de pesar ao arcebispo de Sevilha, Dom Josep Àngel Saiz Meneses, publicado hoje pela Santa Sé. O Papa recebeu com pesar a notícia do falecimento e expressou, na mensagem, suas condolências a todo o clero, fiéis e familiares do cardeal. “Como sinal da esperança cristã no Senhor Ressuscitado, concedo a benção apostólica”, escreve o Papa.

O Cardeal Vallejo foi arcebispo de Sevilha por 27 anos, um dos episcopados mais longos da Igreja em Sevilha. Criado cardeal presbítero em outubro de 2003, com o título da Igreja de Santa Maria de Montserrat dos Espanhóis, participou do conclave que elegeu Bento XVI.

A Câmara Municipal da cidade declarou 24h de luto oficial pela morte do cardeal. A missa de exéquias será celebrada às 11h30 de sábado, 30, na Catedral de Santa Maria da Sede em Sevilha.

Com a morte do Cardeal Vallejos, o Colégio dos Cardeais agora é composto por 209 cardeais, dos quais 117 são eleitores e 92 não-eleitores.

Biografia

Nascido em Medina de Rioseco (Valladolid) em 23 de agosto de 1934, Dom Carlos Amigo Vallejo ingressou na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Foi provincial da Província Franciscana de Santiago quando foi nomeado Arcebispo de Tânger, em 1973. Iniciou os estudos de Medicina na Faculdade de Valladolid, deixando-os de lado quando entrou no noviciado da Ordem.

Ordenado sacerdote, estudou Filosofia em Roma e Psicologia na Universidade Central de Madri, tendo lecionado em centros de educação especial e filosofia da ciência e da antropologia. Como bispo, Dom Carlos Amigo Vallejo participou em várias ocasiões do Sínodo dos Bispos e foi membro da Pontifícia Comissão para a América Latina e do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde. Em 2011, foi Legado Pontifício para o V Centenário da ereção das primeiras dioceses americanas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo