Celebração será na Capela Sistina, no Vaticano; Solenidade marca o fim do tempo do Natal
Da redação
Neste domingo, 9, a Igreja conclui o tempo do Natal com a celebração da Festa do Batismo do Senhor. A solenidade será presidida pelo Papa Francisco, às 9h30, na Capela Sistina.
Além da Santa Missa, o Pontífice também presidirá o rito do Batismo de algumas crianças. Conceder este sacramento tradicionalmente nesta solenidade é uma prática habitual.
Em 2020, o Santo Padre destacou que a criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si.
“O Espírito que a defenderá, a ajudará durante toda a vida. Por isso é tão importante batizá-las desde crianças, para que cresçam com a força do Espírito Santo”, disse o Papa na homilia da celebração daquele ano.
Solenidade
A Festa do Batismo do Senhor completa as Festas das Manifestações de Jesus. Nesta solenidade, a Igreja recorda o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão.
Leia mais:
.: Entenda a diferença entre o batismo feito por João e o feito por Jesus
.: O santo batismo é o fundamento de toda a vida cristã
Sem ter mancha alguma que purificar, Jesus desejou ser batizado, se solidarizando com a humanidade imersa no pecado. É um momento de Epifania, quando a Trindade se manifesta e aparece claramente a missão do Filho de Deus.
Renovação das promessas batismais
Nesta solenidade, os católicos renovam suas promessas batismais. Em artigo para a Canção Nova, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, afirmou que, nesta festa, a Igreja convida os fiéis a viverem intensamente os compromissos do batismo.
“A graça divina jamais falta àquele que, com sinceridade de coração, procura viver segundo o homem novo, nascido da água e do Espírito”, escreveu o purpurado na ocasião.