Fiéis formam fila em frente ao Santuário Nacional. “Queremos ver o Papa”, dizem.
André Alves
Enviado especial / Aparecida (SP)
Cerca de 200 mil fiéis devem passar pela cidade de Aparecida (SP) nesta quarta-feira, 24, para ver o Papa Francisco. Alguns destes milhares já chegaram e formam uma fila em frente ao Santuário Nacional da Padroeira do Brasil.
Entre os peregrinos, o jovem Diego de Britto Lúcio, 19 anos, marca seu lugar junto com os amigos, na fila daqueles que pretendem fazer parte dos 12 mil fiéis que participarão da Missa com o Papa no interior da Basílica.
Diego é seminarista e cursa o primeiro ano de Filosofia na diocese de Sorocaba, interior de São Paulo. O jovem conta que resolveu ir a Aparecida junto com outro seminarista; conseguiram um carro, reuniu mais algumas pessoas e pegaram a estrada. Mesmo debaixo de chuva e com muito frio, Diego garante que não poderia perder esta “oportunidade única” de estar perto do representante de Cristo.
“É um momento único nas nossas vidas; é a primeira vez que eu vou ver um Papa. O coração já gela por saber que vou vê-lo. Queremos estar com a Igreja, e Pedro vai estar no meio de nós; queremos estar perto dele! Vamos nos revezar para ir ao banheiro e essas coisas, mas vamos ficar aqui até abrirem os portões e podermos entrar”, afirmou.
Em meio a uma juventude que também faz suas escolhas, Diego é um jovem que, segundo ele mesmo diz, quer seguir os passos de Cristo, entregando sua vida pela Igreja e pelo próximo. “Vendo o Papa, que segue os valores evangélicos do Cristo sofredor, do Cristo que se doa, é isso que eu quero ser na minha vida; quero me doar, ser Cristo para os outros também”, ressaltou o seminarista.
Após a Missa desta quarta-feira no Santuário, o Papa Francisco almoçará com autoridades eclesiais e representantes do clero arquidiocesano de Aparecida (SP). Na ocasião, também estarão seminaristas do Seminário Bom Jesus da mesma arquidiocese.