Situação dos cristãos no Oriente Médio e conflito entre israelenses e palestinos dominaram diálogo entre Francisco e Reuven Rivlin
Da redação, com Agência Ecclesia
O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira, 3, no Vaticano o presidente de Israel, Reuven Rivlin, com quem abordou a “situação política e social” no Oriente Médio, informou a Sala de imprensa da Santa Sé.
O comunicado oficial sobre o encontro assinala que os dois responsáveis falaram dos “conflitos” que marcam a situação na região, “com particular atenção para a situação dos cristãos e dos outros grupos minoritários”.
Nesse sentido, foi sublinhada a “importância” do diálogo entre religiões e a “responsabilidade dos líderes religiosos” na promoção “da reconciliação e da paz”.
Reuven Rivlin encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, Dom Paul Gallagher, tendo abordado o conflito israelo-palestino.
“Foram referidas a necessidade e a urgência de promover um clima de confiança entre israelitas e palestinos e de retomar as negociações diretas para chegar a um acordo que respeite as legítimas aspirações dos dois povos, como contributo fundamental para a paz e a estabilidade na região”, pode ler-se.
Em pauta estiveram ainda temas relativos às relações Israel-Santa Sé, com votos de que se conclua o Acordo Bilateral que está sendo negociado para oferecer “uma solução adequada a questões de interesse comum”, como a das escolas cristãs.