Exercícios Espirituais

Ser justo é viver imerso na Palavra de Deus, afirma Bento XVI

Os Exercícios Espirituais do Papa Bento XVI e de seus mais próximos colaboradores da Cúria Romana terminaram neste sábado, 19, festa de São José. Na conclusão das meditações, o Santo Padre proferiu algumas palavras aos presentes na Capela Redemptoris Mater, local do encontro.

O Pontífice destacou que foi um desejo da Providência que os Exercícios concluíssem com a festa do santo que é seu Patrono pessoal e de toda a Igreja. "Um humilde santo, um humilde trabalhador, que se tornou digno de ser Guardião do Redentor", disse.

Bento XVI recordou que São Mateus caracteriza São José com a palavra "justo". O que é ser justo? O Papa responde com base na rica visão do Antigo Testamento: "'justo' é o homem que é imerso na Palavra de Deus, que vive na Palavra de Deus, que vive a lei não como 'jugo', mas com 'alegria', vive – poderíamos dizer – a lei como 'Evangelho'".

Acesse
.: Discurso do Papa na conclusão dos Exercícios Espirituais

A missão de São José – proteger o Verbo Encarnado – continua a mesma para sempre, custodiando hoje a Santa Igreja e Nosso Senhor, segundo o Papa.

"Confiamo-nos neste momento à sua proteção, oremos para que nos ajude no nosso humilde serviço. Andemos adiante com coragem sob essa proteção. Sejamos gratos pelos humildes Santos, oremos ao Senhor a fim de que torne também a nós humildes no nosso serviço e, assim, santos na companhia dos Santos", desejou.

O Bispo de Roma agradeceu ao pregador dos Exercícios, padre François-Marie Léthel, que apresentou os santos como "'estrelas' no firmamento da História e, com o vosso entusiasmo e alegria, inseristes-nos no círculo desses Santos e mostrastes-nos que exatamente os Santos 'pequenos' são os Santos 'grandes'", afirmou o Pontífice.

Carta

Além do discurso proferido na Capela, Bento XVI também enviou uma carta ao pregador. O Sucessor de Pedro recorda que os Exercícios Espirituais são oportunidade de se entrar no Tempo quaresmal "assim como a mãe Igreja, seguindo a divina Palavra, pede-nos: tornando-nos mais atentos à voz do Senhor".

Acesse
.: Carta do Papa a padre Léthel na conclusão de Exercícios Espirituais

O Papa destacou que a configuração das meditações concordou perfeitamente com o ciclo de Catequeses que ele tem feito nos últimos anos, mostrando e tornando mais conhecida e amada a Igreja a partir de luminosos testemunhos vivos.

"Essa linha de reflexão e de contemplação sobre o mistério de Cristo refletido, por assim dizer, na existência dos seus mais fiéis imitadores constitui um elemento fundamental que herdei do Papa João Paulo II e que levei adiante com plena convicção e com grande alegria", salienta.

Por fim, Bento XVI destacou que padre François-Marie, carmelita, compreendia os agradecimentos como extensivos também a toda a Ordem Carmelitana. "Concordo e compartilho de tal sentimento e o estendo à mais vasta dimensão eclesial, uma vez que o cursos dos Exercícios Espirituais faz-nos sentir mais que nunca a Igreja enquanto comunhão dos santos".

Saiba mais

O Papa participou dos exercícios espirituais com a Cúria Romana entre os dias 13 e 19. O tema foi "A luz de Cristo no coração da Igreja – João Paulo II e a teologia dos Santos". As meditações foram conduzidas pelo Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia, padre François-Marie Léthel, da Ordem dos Carmelitas Descalços.

O programa cotidiano dos exercícios, sempre na Capela Redemptoris Mater, previu a oração das laudes às 9h, seguida por uma meditação, pela oração da hora média e por uma nova meditação. Às 17h, a terceira meditação e, em seguida, a oração das vésperas, a adoração e a benção eucarística. No último dia, que coincidiu com a solenidade de São José, o programa terminou mais cedo: depois das laudes, às 9h, foi feita apenas uma meditação conclusiva.

Leia mais
.: João Paulo II deixa grandiosa herança espiritual, diz carmelita
.: Papa reflete sobre testemunho de leigos no 6º dia de meditações
.: Papa medita sobre santos que foram colunas da Igreja
.: Bento XVI dedica 3º dia de retiro quaresmal à Santa Teresinha
.: Papa reflete vida dos santos em 2º dia de retiro quaresmal
.: Papa participa de exercícios espirituais a partir de domingo
.: Exercícios espirituais combatem o secularismo, indica Cardeal
.: Padre Wagner Ferreira explica o que são os exercícios espirituais

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo