De acordo com estimativas do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a primeira mobilização nacional da Campanha Ficha Limpa foi "um sucesso". A iniciativa contou com o apoio dos comitês 9840 espalhados pelo Brasil. Os estados e municípios que atuaram na campanha organizaram ações específicas voltadas para estimular a coleta de assinaturas, bem como esclarecer à população sobre o Projeto de Lei de Iniciativa popular referente à vida pregressa dos candidatos.
Desde segunda-feira, 8, o MCCE recebe formulários enviados de todo o país, resultado dos esforços da primeira mobilização nacional.
No Ceará, o comitê organizado pela Cáritas investiu em coletas itinerantes. Postos foram montados nas cidades de Iguatu, Limoeiro do Norte, Sobral e Tianguá, com o apoio das dioceses do interior. Na capital, Fortaleza, a Cáritas montou um posto de coleta, no Grito dos Excluídos, dia 7.
Em Volta Redonda (RJ) a população participou da campanha. Segundo o militante do Comitê, José Maria, a mobilização foi fundamental para levar ao conhecimento das pessoas as intenções do projeto. "O ganho com essa semana de Mobilização foi que a sociedade tomou conhecimento da Campanha e se empenhou na coleta", disse. "Muita gente pegou uma cópia do formulário para continuar coletando assinaturas em sua família, bairro ou trabalho", completou.
Em Goiás, a mobilização foi organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás (OAB/GO) que, mesmo terminado a primeira campanha de coletas, continua com os postos funcionando normalmente nas salas da OAB, no fórum, na Justiça Eleitoral, no Tribunal de Justiça, e outros. O objetivo é disseminar Comitês 9840 locais nas subseções da OAB em Goiás.
A coleta continua até o MCCE alcançar a meta de 1,3 milhão de assinaturas. Todos os eleitores podem participar, precisando apenas portar título de eleitor. Mais informações: www.mcce.org.br.
Leia mais
.: Campanha Ficha Limpa coleta assinatura em todo país até domingo