Missa de sufrágio no Vaticano

Nem a morte pode tornar vã a esperança, disse hoje Bento XVI

O Papa Bento XVI celebrou nesta manhã uma Missa no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, em sufrágio pelos cardeais e bispos falecidos nos últimos 24 meses. Na homilia o Santo Padre falou sobre a busca de sentido, própria da condição humana, expressa no salmo 42 (41) com a afirmação "Eu tenho sede de Deus" que, segundo o Pontífice, representa o primeiro passo para a fé plena: "esta sede contém uma verdade que não pode trair, uma esperança que não engana".

Bento XVI recordou seus colaboradores da Cúria Romana e do Corpo diplomático representado junto à Santa Sé, a exortação contida no Salmo em resposta à pergunta "Porque te entristeces, ó minha alma, por que gemes?… Espera em Deus! É Ele a salvação do meu rosto e o meu Deus!"

"À luz de Cristo e do seu mistério pascal, estas palavras revelam toda a sua maravilhosa verdade: nem sequer a morte pode tornar vã a esperança do crente, porque Cristo entrou por nós no santuário do céu, e ali nos quer conduzir, depois de nos ter preparado um lugar".

Desde outubro de 2006 morreram em todo o mundo oito cardeais, dois patriarcas e 126 bispos (ou arcebispos). Esta celebração foi a primeira a cargo do novo Mestre de Cerimônias Pontifícias, Padre Guido Marini.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo