Repercussão

Atentado foi carnificina chocante, diz bispo de Nice

Bispo de Nice relata como está o clima na cidade francesa que sofreu um atentado na noite desta quinta; pelo menos 84 pessoas morreram

Da Redação, com Rádio Vaticano

Pessoas colocando flores para as vítimas do atentado em Nice / Foto: Reuters

Pessoas colocando flores para as vítimas do atentado em Nice / Foto: Reuters

 A Conferência Episcopal Francesa convida todos os católicos a rezar, neste domingo, 17,  pelas vítimas do atentado em Nice, sul da França, nesta quinta-feira, 14. O bispo local, Dom André Marceau, disse que está em choque e com um “medo enorme”, um sentimento de incompreensão. Para ele, o atentado foi uma carnificina chocante, um escândalo. 

Leia também
.: Papa reza por vítimas do atentado em Nice, na França

“Este é um daqueles gestos loucos que podem nascer no coração dos homens, e aqui de um homem. Mas como é racionalmente possível que um ser humano possa ser autor de uma tal carnificina? O homem não foi feito para a morte. Não foi feito para causar a morte! Isso para mim é realmente um escândalo! É o mesmo sentimento de muitos dos quais hoje temos testemunhos chocantes, que foram testemunhas, que estavam no local deste atentado”, diz Dom André. 

declaração_bispo de niceEle acrescenta que também se faz presente nesse momento o sentimento de compaixão e proximidade. Segundo o bispo, as pessoas não podem permanecer fechadas e isoladas neste “escândalo do mal”, que pode até suscitar ódio e incompreensão. É preciso, segundo ele, evitar isso a todo custo.

“A minha mensagem é convidar as pessoas a estarem próximas umas das outras, a falar e se encontrar. Em nossas igrejas, faremos uma oração contínua para ajudar as pessoas a se colocarem nas mãos de Deus que é a fonte do amor. Que as pessoas tenham a coragem de ouvir o grito dos corações, o grito do sofrimento, o grito de sua incompreensão”. 

Unidade entre as religiões

Sobre a relação entre as várias confissões religiosas em Nice nesse momento de dor, o bispo explica que, na diocese, já existe uma grande proximidade entre as comunidades religiosas, entre cristãos de todas as denominações, muçulmanos e judeus. 

É comum que as religiões promovam ações comuns sobre acontecimentos que feriram a sociedade, como aconteceu no assassinato de um jornalista em Argel, natural de Nice. Ou seja, existe na diocese uma união para testemunhar a misericórdia de Deus. 

“Nestes momentos difíceis, procuramos mostrar o rosto misericordioso de Deus. Certamente, junto com as autoridades, organizaremos manifestações e celebrações, junto também com as grandes comunidades religiosas. Obviamente, os cristãos estarão juntos na oração”.

E diante dessa tragédia, Dom André acredita que o melhor a fazer para ajudar as vítimas, as pessoas que perderam entes queridos, seja a proximidade. “Acredito que a nossa palavra principal seja proximidade: estar próximo significa também ter a coragem de pegar a mão da pessoa, porque as palavras muitas vezes não podem ser compreendidas. É muito difícil, mas nós estamos aqui!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo