Cronologia

Relembre os últimos atentados realizados na Europa

Em 1 ano e meio, França já sofreu ao menos três atentados; fase de terror começou em janeiro de 2015

Ansa

A Europa, especialmente a França, tem sido um dos principais alvos de ataques nos últimos meses. O atentado em Nice desta quinta-feira, 14, apesar de ainda não ter sido reivindicado por nenhum grupo, é mais um dos exemplos da onda de terror que os europeus têm vivido.

A atual fase de terror teve início no dia 7 de janeiro de 2015, quando os irmãos Said e Chérif Kouachi, ambos armados com metralhadoras, invadiram a redação do jornal satírico “Charlie Hebdo”, já alvo de ameaças anteriores por ter publicado charges do profeta Maomé, abrindo fogo e assassinando 12 pessoas, incluindo alguns dos principais cartunistas da publicação.

Dias mais tarde, o casal Hayat Boumeddiene e Amedy Coulibaly fizeram reféns em um mercado judaico, ainda em Paris, deixando cinco mortos, em eventos ligados. Cerca de 10 meses depois, em 13 de novembro, Paris voltou a ser alvo, quando diversos tiroteios foram registrados em pontos diferentes da capital francesa e três explosões atingiram os arredores do Stade de France, onde acontecia um amistoso entre França e Alemanha.
130 pessoas morreram e 352 ficaram feridas. Os atentados foram reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que controla diversos territórios da Síria e Iraque e possui ramificações em vários países, como a Líbia.

Em janeiro, o Serviço Europeu de Polícia (Europol) emitiu alerta que o grupo terrorista estaria programando ataques em larga escala na Europa, desde então o continente tem reforçado a segurança nas fronteiras.

No último dia 22 de março deste ano, a Bélgica foi alvo de um duplo atentado que matou 32 pessoas em Bruxelas e no aeroporto de Zaventem, situado nos arredores da capital.
Primeiro duas bombas explodiram no saguão de embarque do aeroporto internacional de Zaventem, perto do check-in da companhia aérea norte-americana American Airlines. Pouco tempo depois, um explosivo foi acionado na estação de Maelbeek, no bairro que abriga as instituições europeias.

A Bélgica tornou-se alvo dos terroristas por integrar a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos para combater o EI no Oriente Médio. Além disso, o país é um conhecido reduto de jihadistas.

Leia também
.: Entenda o que é e o que quer o Estado Islâmico

Nesta quinta-feira, a França comemorou o Dia da Bastilha, um tradicional feriado nacional que lembra a tomada da prisão que deflagrou a Revolução Francesa. O ataque causado após um caminhão se lançar contra uma multidão é o terceiro sofrido pela França em um ano e meio, desde os assassinatos no Charlie Hebdo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo