REPÓRTER CANÇÃO NOVA

Conheça a vida e os desafios dos pescadores artesanais do litoral pernambucano

O Repórter Canção Nova deste domingo, 22, apresentou o dia a dia dos marisqueiros de Igarassu, que dependem dos frutos do mar para a subsistência de suas famílias

Da Redação

A equipe de jornalismo da TV Canção Nova foi até Igarassu (PE) para uma imersão na realidade dos pescadores e marisqueiros que vivem no litoral brasileiro. Esses depoimentos concedidos aos repórteres Emerson Tersigni e Ederaldo Paulini resultaram em um inédito Repórter Canção Nova, exibido neste domingo, 22.

É na costa brasileira que trabalham, dia e noite, os pescadores artesanais. Este público é responsável por mais da metade da produção pesqueira em todo país. O Brasil, inclusive, é uma das nações mais ricas do mundo no que se refere a ecossistemas ambientais: são mais de sete mil quilômetros de região costeira.

A reportagem esteve presente em alguns pontos de Igarassu, como um manguezal da cidade e a praia de Mangue Seco – ambientes onde marisqueiros e pescadores artesanais executam suas tarefas – e o distrito de Cuieiras, onde marisqueiras desta comunidade têm sido contempladas com cursos de capacitação em artesanato, visando o empreendedorismo como novas oportunidades de emprego e renda.

O programa também acompanhou a rotina de alguns marisqueiros e pescadores, seus desafios para levar o sustento para casa e o processo de trabalho de cada um deles – totalmente dependente da condição da maré, seja ela alta ou baixa, que permite facilidade ou dificuldade na atividade pesqueira.

Todas essas realidades foram corroboradas por Edvalma Ramalho, presidente da colônia de pescadores ‘Z-20’, organização que representa os cerca de três mil membros da comunidade pesqueira junto ao poder público e em outras demandas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo