08/01/23

Conheça a diocese centenária de Barra do Piraí/Volta Redonda

O Repórter Canção Nova deste domingo, 8, apresenta o trabalho pastoral da diocese sul fluminense de Barra do Piraí / Volta Redonda

Da Redação

O Repórter Canção Nova deste domingo, 8, apresentou a diocese sul fluminense que possui mais de um século de trabalho Pastoral: a Diocese de Barra do Piraí / Volta Redonda.

Os desafios e conquistas destes cem anos consolidaram as ações da diocese, entre elas a rádio diocesana que propaga o evangelho a milhares de pessoas. Nas diversas pastorais, muitas famílias vivem a caridade e o amor do próprio Cristo.

Criada pelo Papa Pio XI em 4 de dezembro de 1922, a diocese foi desmembrada da Diocese de Niterói. Com o desenvolvimento da cidade de Volta Redonda, passou a ter duas sedes: Barra do Piraí, onde está a catedral histórica, e a administração diocesana em Volta Redonda.

O padre Daniel Cezar, da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, explica que, naquela época, no estado do Rio de Janeiro, havia apenas a arquidiocese do Rio – por ser capital – e Niteroi para atender todo o resto do estado. A partir da necessidade de ter uma presença mais efetiva do bispo, do clero junto ao povo, houve a ideia da divisão.

“Assim foi criada a diocese de Campos, no norte fluminense, e a diocese de Barra do Piraí, no sul fluminense, na época com mais de 30 municípios”, explica o bispo diocesano, Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

Uma curiosidade é que a diocese foi criada em 1922, mas o primeiro bispo só chegou em 1926, quatro anos depois. “Ela foi administrada primeiro por dois padres e o primeiro bispo diocesano foi Dom Guilherme Müller”, conta padre Daniel.

São cem anos vivendo a missão de ser braço da Igreja na sociedade, em toda a sua extensão pastoral. Tanto que a celebração do centenário, em dezembro passado, reuniu fiéis de diferentes frentes diocesanas. “Centenário da diocese: memória, gratidão e missão” foi o tema da comemoração jubilar.

Com produção e reportagem de Jean César, o programa traz relatos dos bispos eméritos, padres diocesanos e leigos que fazem parte desta história centenária.

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo