O Servo de Deus, Eduard Profittlich, primeiro bispo da Estônia, passa por um processo de canonização
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco visitará a Estônia na próxima terça-feira, 25, como parte de sua Viagem Apostólica aos Países Bálticos. Na ocasião, o Santo Padre será levado para uma breve parada às catedrais de São Pedro e São Paulo, quando fará uma breve oração diante de uma placa comemorativa do Servo de Deus, Eduard Profittlich ― primeiro bispo católico da Estônia.
“Só posso imaginar este momento”, disse Marge-Marie Paas, responsável pela postulação para a Fase Diocesana da Causa do bispo Profittlich e Coordenadora de Comunicação da viagem do Papa à Estônia. “A história de Eduard Profittlich tocará não apenas o coração do Papa, mas da Igreja Católica da Estônia e dos corações dos párocos”, reiterou.
O caso de Profittlich já foi aprovado em nível diocesano. Por isto, ele já recebeu o título de “Servo de Deus”. Marge-Marie Paas, porém, espera que sua Causa para Canonização seja agora transferida para a fase romana até o fim deste ano ou no início de 2019.
Profittlich seria o primeiro santo da Igreja Católica da Estônia. “Se é da vontade de Deus, teremos um abençoado mártir, Eduard Profittlich, na Estônia”, disse Marge-Marie Paas.
Vida e legado
Profittlich nasceu na Alemanha, em 1890. Ele era um padre jesuíta. Foi enviado em uma missão à Estônia em 1931 para se tornar seu segundo Administrador Apostólico para liderar a Igreja. “Ele veio para a Estônia como missionário para construir a vida paroquial e percebeu que as pessoas nem tinham livros de orações, nem o Novo Testamento ou o Antigo Testamento”, finaliza Marge-Marie Paas.