PRECES NA PANDEMIA

Vaticano publica antologia com homilias do Papa para a pandemia

Editora do Vaticano disponibilizou um arquivo digital para download contendo as homilias diárias de Francisco durante a pandemia

Da redação, com Vatican News

Papa em missa presidida na Capela da Casa Santa Marta / Foto: ABACAPRESS.COM via Reuters

Como sinal de proximidade àqueles que estão doentes, sob o regime imposto pela quarentena ou quaisquer outras razões que impediram os fiéis de saírem de casa, o Vatican Media passou a transmitir diariamente a Missa celebrada pelo Papa Francisco, sem a presença do público, quando a Itália enfrentava o isolamento social.

De 9 de março a 18 de maio, as missas celebradas pelo Papa foram transmitidas ao mundo todo. Milhares de pessoas, independente da religião, assistiram ou ouviram aos vários canais do Vatican News, além de estações de rádio, tevê e outras plataformas digitais que fizeram a transmissão. Para muitos, as palavras do Papa Francisco se tornarem elementares para que pudessem lidar com os efeitos adversos da pandemia e o subsequente isolamento social ao qual foram submetidas.

Reproduções das missas e resumos das homilias do Papa Francisco foram disponibilizadas no canal do Vaticano no YouTube. Os textos completos das homilias papais estão disponíveis como um arquivo digital para download.

Intitulada “Encarar atribulações: a Igreja em comunhão — um suporte seguro em tempos de provação”, trazem ainda bênçãos e preces, incluindo o momento de oração que o Papa fez em 27 de março, bem como os decretos da Penitenciaria Apostólica sobre as indulgências especiais concedidas devido às circunstâncias especiais criadas pela pandemia de coronavírus.

As palavras do Papa são preciosas

O padre Giulio Cesareo, diretor editorial da Libreria Editrice Vaticana (a editora do Vaticano), observou o quão importantes foram as homilias do Papa. “Ele é um pai”, afirmou o padre Giulio. “Trata-se de um guia espiritual que nos acompanhou enquanto vivíamos esse período [a pandemia]. Suas homilias são preciosas porque não são válidas apenas naquela época. Ainda vivenciamos conflitos, vergonha, dificuldades em orar. Talvez estivéssemos mais receptivos e atentos ao que ele nos disse naquela época. Mas é importante manter suas palavras conosco para nos permitir ser continuamente nutridos pelas coisas bonitas que ele disse que dizem respeito à vida”, reiterou o religioso.

Edição impressa das homilias do Papa

Desde a suspensão das transmissões diárias das missas do Papa, os leitores insistiram para que este material fosse disponibilizado em *.pdf. Assim, este livreto poderia ser uma lembrança concreta da proximidade do Papa Francisco e de nosso Senhor neste momento devastador.

A edição digital do livro (até o momento disponibilizada em inglês), pode ser acessada por tempo limitado neste link: https://www.vaticannews.va/content/dam/lev/forti-nella-tribolazione/pdf/eng/20_0961-Forti-nella-tribolazione-inglese-3.pdf.

A edição impressa estará disponível em breve na Amazon.com e em outras plataformas e editoras que se interessarem em publicá-la.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo