HOSPITAL GEMELLI

Papa se recupera bem. No domingo, reza o Angelus de forma privada

A equipe médica informa que a evolução pós-operatória do Papa Francisco continua regular. O soro já foi suspenso nos últimos dias

Da Redação
Com Vatican News

O professor Sergio Alfieri e o porta-voz do Vaticano Matteo Bruni falam à mídia no Hospital Gemelli, onde o Papa Francisco está internado para uma cirurgia no abdômen, em Roma, Itália, 10 de junho de 2023. /Foto: REUTERS – Remo Casilli

O doutor Alfieri, que assiste o Papa Francisco, e o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, encontraram os jornalistas no Hospital Gemelli, às 12h30, deste sábado para uma atualização do quadro do pós-operatório do Santo Padre. Bruni anunciou que:

A equipe médica informa que a evolução pós-operatória do Papa Francisco continua regular. O soro já foi suspenso nos últimos dias e o Santo Padre está se alimentando com uma dieta semilíquida. Ele está apirético e hemodinamicamente estável. Os exames de sangue pós-operatórios e a radiografia do tórax são bons.

O Santo Padre está seguindo uma convalescença cuidadosa, que visa a uma menor tensão sobre a parede abdominal, para permitir que a rede protésica implantada e a faixa muscular afetada cicatrizem de forma ideal.

Seguindo as indicações da equipe médica e do assistente de saúde pessoal, e como se pode deduzir do curso pós-operatório normal em operações desse tipo, o Papa Francisco recitará a oração do Angelus amanhã em particular, unindo-se espiritualmente, com afeto e gratidão, aos fiéis que desejam acompanhá-lo, onde quer que estejam.

Ainda na manhã de hoje, havia sido informado que a noite do Santo Padre foi tranquila.

Recordando que, na noite de ontem, sexta-feira, um comunicado Matteo Bruni havia referido que a informação da equipe médica de que a evolução pós-operatória do Papa continuava regular e normal. O Santo Padre não tinha febre, as análises de sangue estavam regulares e que o soro havia sido suspenso e que continuava a se alimentar com uma dieta líquida.

Na tarde de ontem, Francisco se recolheu em oração e dedicou-se às atividades de trabalho e noite, recebeu a Eucaristia.

O mesmo comunicado também informava que o Papa Francisco estava comovido com as muitas mensagens que continua recebendo nessas horas; em particular, quis dirigir seus pensamentos e agradecimentos às crianças que estão atualmente internadas no hospital pelo carinho e amor recebidos por meio de seus desenhos e mensagens. A elas, assim como à equipe médica, aos enfermeiros, aos agentes sociossanitários e aos assistentes espirituais que diariamente tocam a dor com as mãos, aliviando o seu peso, expressa a sua gratidão pela proximidade e pelas orações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo