‘Presente’ do Papa foi por ocasião da festa da Exaltação da Santa Cruz, dois dias atrás
Da redação, com Vatican News
Ao final do Ângelus deste domingo, 16, na Praça São Pedro, foram distribuídos aos fiéis e turistas cerca de 40 mil crucifixos. Uma iniciativa que o Papa assim explicou:
Hoje, dois dias depois da Festa da Santa Cruz, pensei em presentear vocês que estão aqui na Praça com um crucifixo. O crucifixo é o sinal do amor de Deus, que em Jesus deu a vida por nós. Eu os convido a acolher este dom e a levá-lo para suas casas, no quarto de seus filhos ou dos avós… Em qualquer lugar, mas que se veja. Não é um objeto ornamental, mas um sinal religioso para contemplar e rezar. Olhando Jesus crucificado, olhamos a nossa salvação. Não se paga nada. Se alguém disser que é preciso pagar, é um espertalhão! É um presente do Papa. Agradeço às irmãs, aos pobres e aos refugiados que agora distribuirão este dom, pequeno, mas precioso! Como sempre, a fé vem dos humildes.
De fato, foram pessoas em situação de vulnerabilidade e voluntários da Esmolaria Apostólica que distribuíram este presente do Papa Francisco.
JMJ no Brasil
Numa embalagem transparente, o crucifixo estava acompanhado de um bilhete com a frase, em três línguas, de uma expressão pronunciada pelo Papa durante a Via-Sacra da JMJ do Brasil em 2013: “Na Cruz de Cristo há todo o amor de Deus, há toda a sua imensa misericórdia”.
Misericordina e Evangelho
Não é a primeira vez que a Esmolaria organiza uma distribuição na Praça São Pedro. Em novembro de 2013, foi a vez da “Misericordina”: um terço, uma imagem da Divina Misericórdia e uma “bula” com a posologia e as instruções de uso para a saúde da alma. Em abril de 2014, foi distribuído um pequeno Evangelho de bolso impresso pela Tipografia Vaticana.