Sínodo dos Bispos

Publicada lista dos participantes do Sínodo sobre os jovens

Do Brasil, além do relator Dom Sérgio da Rocha, participam Dom Vilsom Basso, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, Dom Gilson Andrade da Silva e Dom Jaime Spengler 

Da redação, com Vatican News

Próximo Sínodo será dedicado aos jovens / Foto: Vatican News

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na manhã deste sábado, 15, a lista dos participantes da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no Vaticano, de 3 a 28 de outubro, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O Papa Francisco é o presidente da Assembleia sinodal, seguido pelo secretário geral, cardeal Lorenzo Baldisseri, e pelos quatro presidentes delegados: o cardeal Louis Raphaël I Sako, patriarca de Babilônia dos Caldeus, líder do Sínodo da Igreja Caldeia (Iraque); o card. Desiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina (Madagascar); o card. Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon (Myanmar) e o card. John Ribat, arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné).

Seguem o relator geral, card. Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os dois secretários especiais: o padre jesuíta Giacomo Costa, diretor da revista “Aggiornamenti Sociali”, presidente da Fundação Cultural “San Fedele” e vice-presidente da Fundação Carlo Maria Martini, e o sacerdote salesiano Rossano Sala, professor da Pastoral Juvenil na Pontifícia Universidade Gregoriana e diretor da Revista “Note di Pastorale Giovanile”.

Vem então a Comissão para a Informação, com o presidente Dr. Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação, e como secretário o padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica”.

O presidente da Comissão para as Controvérsias (Contestações) é o cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a educação católica. Dois os membros desta Comissão: Dom Charles Jude Scicluna, arcebispo de Malta, e Dom Godfrey Igwebuike Onah, bispo de Nsukka (Nigéria).

A seguir, vem a lista completa dos Padres sinodais provenientes de todo o mundo, de nomeação pontifícia, eleitos e ex officio, com os colaboradores, auditores e auditoras, consultores, assistentes e delegados fraternos das várias Igrejas cristãs.

Do Brasil, fazem parte Dom Vilsom Basso, SCI, bispo de Imperatriz; Dom Eduardo Pinheiro da silva, SDB, Bispo de Jaboticabal; Dom Gilson Andrade da Silva, bispo titular de Noba, auxiliar de São Salvador da Bahia; Dom Jaime Spengler OFM, arcebispo de Porto Alegre.

O subsecretário do Sínodo dos Bispos é Dom Fabio Fabene, bispo titular de Montefiascone.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo