Vaticano

Papa nomeia novo Camerlengo: cardeal Jean-Louis Tauran

A maior atribuição do cardeal Camerlengo é a determinação formal da morte do Papa

Da redação, com Rádio Vaticano

Cardeal-Jean-Louis-TauranO cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e Dom Giampiero Gloder, Arcebispo Titular de Telde, Núncio Apostólico e Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica foram nomeados pelo Papa Francisco como Camerlengo e vice-Camerlengo, respectivamente, neste sábado, 19.

Até então, o Camerlengo era o Cardeal Tarcisio Bertone, que ao completar 80 anos no início de dezembro, pede automaticamente o desligamento.

A maior atribuição do cardeal Camerlengo é a determinação formal da morte do Papa; o procedimento tradicional, já em desuso, para essa situação se dava batendo gentilmente um martelo de prata na cabeça do Papa e chamando o seu nome. Hoje, o processo do martelo não é mais usado, e após o Papa ser declarado morto, o Camerlengo remove o Anel do Pescador do seu dedo e o corta com uma grande tesoura na presença dos demais Cardeais, e também destrói a face do selo do Papa com o Martelo de Prata. Esse ato simboliza o fim da autoridade do último Papa. O Camerlengo notifica então os oficiais apropriados da Cúria Romana e o Decano do Colégio dos Cardeais. Depois, ele começa os preparativos para o conclave e o funeral do Papa.

Até que o sucessor do Papa seja escolhido, o Cardeal Camerlengo serve como o Chefe de Estado atuante do Vaticano. Ele não é, entretanto, responsável pelo governo da Igreja Católica durante a sede vacante, sendo portanto impossibilitado de tomar ações próprias do Sucessor de Pedro, como por exemplo, escrever encíclicas, criar ou unir dioceses, fazer nomeações, etc.

A Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis colocou a tarefa de governar a Igreja, durante a Tempe sede vacante, na mão do Colégio dos Cardeais – apesar desse poder governamental ser extremamente restrito, possibilitando apenas que a Igreja continue operando e realizando funções básicas, sem poder tomar decisões ou compromissos que são normalmente delegados apenas ao Papa, como já citados acima. O Camerlengo, ainda assim, mantém seu escritório durante a sede vacante, ao contrário do resto da Cúria Romana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo