Votos de amigo

Cardeal Hummes parabeniza o Papa por seu aniversário

Cardeal brasileiro é amigo do Papa e pede que Deus abençõe Francisco em sua missão, em especial na reforma da Igreja

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Hummes é amigo de Francisco desde antes de sua eleição ao papado / Foto: Rádio Vaticano

Cardeal Hummes é amigo do Papa desde antes Francisco ser eleito ao papado / Foto: Rádio Vaticano

O Papa Francisco completa 78 anos de vida nesta quarta-feira, 17. De São Paulo, chegam para o Santo Padre os votos de felicidade de um de seus amigos mais próximos, o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, Cardeal Cláudio Hummes. Ele manifesta seu carinho e envia o seu encorajamento à missão de Francisco.

Dom Cláudio diz que gostaria de estar em Roma para abraçar o amigo, mas isso não foi possível. Ele expressa os votos de que Deus abençõe Francisco e o console nos momentos difíceis. “Que Deus não o faça sentir momentos em que parece que as resistências se tornam fortes, mas que continue tendo a esperança e a certeza forte de que pode fazer a reforma da Igreja e a fará, certamente guiado pelas luzes de Deus, do Menino que vai nascer, com o auxílio dos irmãos que estão querendo ajudá-lo nesta grande reforma necessária que a Igreja precisa para refletir mais intensamente a luz de Jesus Cristo no mundo de hoje, neste mundo difícil”.

Dom Cláudio ao lado do Papa quando este foi eleito ; Foto: Arquivo

Dom Cláudio ao lado do Papa quando este foi eleito ; Foto: Arquivo

“Então eu desejo a ele, e sei que todos nós que estamos aqui neste momento, pensando e falando nisto, desejamos a ele uma longa vida para que possa ter o tempo necessário de fazer a reforma da Igreja, que Deus lhe dê sempre muita saúde e muita felicidade e alegria neste trabalho, por mais difícil que seja. Que ele tenha sempre também o consolo da solidariedade e do apoio da Igreja, do Episcopado. É o que desejamos muito a ele neste momento, e que Deus o faça muito feliz”.

Sobre o Papa

Francisco nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, o primeiro Papa nascido no continente americano, o primeiro pontífice não-europeu em mais de 1200 anos e também o primeiro Papa jesuíta da história.

Eleito para a Sé de Pedro em 13 de março de 2013, Francisco logo expôs publicamente o seu estilo pessoal e despojado de viver. Renunciou à limusine blindada papal para se locomover, pagou a conta do pequeno albergue onde se hospedou antes do Conclave e decidiu morar na Casa Santa Marta, residência para hóspedes dentro do Vaticano. Publicou a sua primeira Exortação Apostólica, “Evangelii gaudium”, a Alegria do Evangelho, uma “plataforma” de suas ideias e intenções no Pontificado, e, sobretudo, anunciou que iria reformar as estruturas da Igreja, começando pela Cúria romana.

Completando 78 anos, Francisco segue firme em seu objetivo: racionalizar e modernizar a administração, empreendendo um grande esforço e enfrentando ceticismos e resistências, inclusive dentro da Igreja. O Papa se reúne duas ou três vezes por ano com seus 9 conselheiros, dos cinco continentes, que formam uma espécie de ‘Conselho ministerial’.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo