Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm., é o novo Bispo de Mossoró; e Dom Joaquim Carlos Carvalho, O.S.B., é novo Bispo de Jataí
Da Redação, com Vatican News
O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Mossoró apresentada por Dom Mariano Manzana, nomeando para sucedê-lo Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm., transferido da Sé de Cajazeiras.
Curriculum vitae
Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm., nasceu em 17 de abril de 1968 em Araripina, Diocese de Salgueiro, no Estado de Pernambuco. Concluiu os estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF) de Olinda-PE e os de Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy de Dublin (Irlanda). Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual pela Pontifícia Faculdade Teológica e Pontifício Instituto de Espiritualidade «Teresianum» de Roma.
Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.
Exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de Filosofia; Conselheiro e depois Prior Provincial da Província Carmelita de Pernambuco; Vice-Prior da Comunidade do Centro Internacional Sant’Alberto de Roma; Secretário Geral em Roma; Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife-PE e Pároco.
Em 8 de junho de 2016 foi nomeado Bispo de Cajazeiras e recebeu a ordenação episcopal no dia 14 de agosto seguinte.
Foi Secretário e atualmente é Presidente da Regional Nordeste 2 da Conferência Episcopal Brasileira, que compreende as circunscrições eclesiásticas dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Novo bispo para Jataí
Neste sábado, o Santo Padre também nomeou Bispo de Jataí o Rev.do Padre Joaquim Carlos Carvalho, O.S.B., até então Administrador Diocesano da mesma Diocese.
Curriculum vitae
Dom Joaquim Carlos Carvalho, O.S.B., nasceu em 20 de julho de 1954 em Mineiros, Diocese de Jataí, no Estado de Goiás. Concluiu seus estudos em Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira em São Paulo-SP e em Teologia no Instituto Teológico São Paulo-ITESP em São Paulo-SP.
Fez a profissão religiosa na Ordem de São Bento em 11 de fevereiro de 1979 e foi ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1982.
Exerceu os seguintes cargos e realizou estudos posteriores: Vice-Prior, Prior, Mestre de Noviços, Diretor da Formação, Ecônomo e Presidente da Entidade Civil do Mosteiro Beneditino de Mineiros-GO; Curso de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Goiânia-GO (1992); Pároco do Divino Espírito Santo em Mineiros-GO; Vigário Paroquial; Membro do Conselho Presbiteral; do Colégio de Consultores e do Conselho Econômico; Diretor da faculdade e professor de Filosofia e de algumas disciplinas da área de Psicologia; Vigário Geral e atualmente Administrador Diocesano de Jataí.