Transparência

Papa nomeia membros para a Comissão para Assuntos Reservados do Vaticano

Cardeal Kevin Farrel será o presidente da Comissão para Assuntos Reservados do Vaticano

Da redação, com CNA

A sala de imprensa da Santa Sé informou nesta segunda-feira, 5, que o Papa Francisco nomeou novos membros para a Comissão para Assuntos Reservados do Vaticano. A comissão havia sido mencionada na nova legislação sobre “transparência, controle e competência nos procedimentos de adjudicação de contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano” promulgada juntamente com um motu proprio em 1º de junho de 2020, mas seus membros ainda não haviam sido anunciados.

O Santo Padre nomeou o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida como presidente da Comissão para Assuntos Reservados; e como Secretário da Comissão, Dom Filippo Iannone, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos da Santa Sé.

Além disso, o Pontífice também nomeou como membros desta Comissão: Dom Fernando Vérgez Alzaga, Secretário do Interior do Vaticano; Dom Nunzio Galantino, presidente da Administração do Patrimônio da Santa Sé (APSA) e Padre Juan Antonio Guerrero, prefeito do Secretariado para a Economia.

No motu próprio promulgado no dia 1 de junho, o Papa Francisco destacou que “a promoção de uma contribuição concorrente e leal dos operadores econômicos, a par da transparência e do controlo dos procedimentos de adjudicação dos contratos, permitirá uma melhor gestão dos recursos que a Santa Sé administra para a realização dos próprios fins da Igreja, garantindo aos mesmos operadores um tratamento igual e a possibilidade de participar através de um registro especial de operadores econômicos e procedimentos específicos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo