MIGRANTES E REFUGIADOS

Papa agradece bispos poloneses por receberem refugiados ucranianos

Durante 45 minutos, o Papa Francisco se reuniu com o presidente da Conferência Episcopal da Polônia, o arcebispo Stanislaw Gądecki, e discutiram as ações da Igreja na Polônia durante a guerra na Ucrânia

Da redação, com Vatican News

O presidente da Conferência Episcopal da Polônia, o arcebispo Stanislaw Gądecki / Foto: Reprodução Youtube

Enquanto a guerra na Ucrânia entra em seu segundo mês, a Igreja na Polônia continua a acolher refugiados deslocados pela devastadora invasão das forças russas e agradece ao Papa Francisco por sua solene consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria na noite de sexta-feira, 25, no Vaticano.

Esses foram alguns dos principais temas discutidos na manhã desta segunda-feira, 28, durante o encontro de 45 minutos entre o Santo Padre e o Presidente da Conferência Episcopal Polonesa, Dom Stanislaw Gądecki, no Vaticano.

Preocupação com os refugiados

Além disso, segundo o arcebispo Gądecki, os bispos da nação do Leste Europeu condenaram o ataque da Rússia à Ucrânia e expressaram sua gratidão ao Papa por sua recente consagração solene de toda a humanidade, e especialmente da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria.

O arcebispo Gądecki também apresentou ao Papa as atividades de ajuda empreendidas pela Igreja na Polônia desde o início da guerra, especialmente para os refugiados da Ucrânia, que se encontravam em solo polonês, bem como o apoio àqueles que, apesar da guerra, permaneceram em seu país de origem.

Mobilização paroquial

A assistência da Igreja é prestada por meio da Caritas Polska e da Caritas diocesana, da Equipe PBC de Assistência à Igreja no Oriente, comunidades religiosas, sacerdotes e seminaristas.

O Presidente da PBC destacou a enorme mobilização popular e o empenho das paróquias polacas, que, a nível local, organizam a alimentação, alojamento, transporte, assistência médica e psicológica, apoio jurídico, educação para crianças e diversas outras atividades de ajuda, dependendo sobre as necessidades atuais.

Além disso, o arcebispo Gądecki também apresentou seus esforços para intensificar ações conjuntas de cristãos de diferentes denominações.

Perto do final do encontro, o Papa pediu de modo especial que o clero e os seminaristas da Polônia permanecessem próximos da fé do Povo de Deus e concedeu sua bênção apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo