Nossa Senhora de Guadalupe

"Maria é Senhora, Mulher, e Mãe mestiça", diz Papa em homilia

Papa Francisco presidiu a Santa Missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Basílica Vaticana

Denise Claro
Da redação

Papa Francisco presidiu a missa de Nossa Senhora de Guadalupe, em Roma, nesta quinta-feira, 12./ Foto: Reprodução CN

Como nos anos anteriores, o Papa Francisco presidiu, nesta quinta-feira, 12, a Santa Missa por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. A Missa foi celebrada na Basílica Vaticana.

As leituras foram feitas em português e em espanhol, bem como os cânticos e a homilia.

Em sua homilia, o Papa Francisco falou sobre três aspectos de Nossa Senhora de Guadalupe: senhora, mulher, e mãe mestiça.

“Maria é mãe e mulher. Mulher com a senhoria de ser mulher. Se apresenta como mulher. E se apresenta com a mensagem de outro, isto é, é mulher senhora discípula.”

O pontífice lembrou que Santo Inácio gostava de chamá-la ‘Nossa Senhora’, de forma simples, e que a piedade cristã ao longo dos tempos sempre buscou louvá-la com títulos filiais, com amor do do povo de Deus. E ressaltou que Maria era também discípula, como dizia outro santo:

“São Bernardo dizia que jamais tocaram essa humilde discípula, fiel a seu Mestre, que é também o seu Filho, o único Redentor, Maria jamais quis para si algo de seu filho. Jamais se apresentou como co-redentora, mas sempre como discípula.”, disse o Papa.

Francisco afirmou que Maria tem um papel fundamental como Mãe, mas também como discípula.

“Maria é nossa Mãe, Mãe do nosso povo e Mãe de todos nós, Mãe da Igreja, mas é também figura da Igreja. É também mãe do nosso coração.”

O terceiro adjetivo levantado por Francisco foi ‘mestiça’.

“O que é ser mestiço? Não só com Juan Diego, mas Maria se fez mestiça para ser Mãe de todos, fez-se mestiça com a humanidade. Porque fez assim em relação a Deus. Maria é Mãe mestiça, mulher dos nossos povos, com sua ternura, com calidez feminina, e mestiça.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo