Celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto será incluída, como memória facultativa, em 10 de dezembro no Calendário Romano Geral
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicou nesta quinta-feira, 31, um decreto que inclui a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto no Calendário Romano Geral, a ser celebrada, como memória facultativa, em 10 de dezembro.
“O Sumo Pontífice Francisco decretou com a sua autoridade que a memória facultativa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto seja inscrita no Calendário Romano em 10 de dezembro, dia em que se tem a festa de Loreto, e celebrada todos os anos. Essa celebração ajudará todos, especialmente as famílias, os jovens, os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria que concebendo o Cabeça da Igreja acolheu também a nós consigo”, determina o documento.
Leia também:
.: Papa Francisco chega a Loreto para visita pastoral
.: Papa assina em Loreto a Carta pós-sinodal aos jovens
O Decreto destaca que o santuário, intimamente ligado à Sé Apostólica, louvado pelos Sumos Pontífices e universalmente conhecido, conseguiu ilustrar de maneira excelente, com o tempo, não menos que Nazaré na Terra Santa, as virtudes evangélicas da Sagrada Família
O documento ressalta ainda que veneração pela Santa Casa de Loreto tem sido, desde a Idade Média, frequentado por numerosos fiéis peregrinos para alimentar a “própria fé no Verbo de Deus feito carne para nós”.
Segundo o Papa, o santuário recorda o mistério da Encarnação e “impulsiona todos aqueles que o visitam a considerar a plenitude do tempo, quando Deus mandou o seu Filho, nascido de mulher, e a meditar tanto as palavras do Anjo que anuncia o Evangelho, quanto as palavras da Virgem que responde ao chamado divino. Sob a sombra do Espírito Santo, a humilde serva do Senhor tornou-se casa da divindade, imagem puríssima da santa Igreja.”
O decreto lembra que diante da efígie da Mãe do Redentor e da Igreja, Santos e Beatos responderam à própria vocação, os doentes invocaram consolação no sofrimento, o povo de Deus iniciou a louvar e a suplicar Santa Maria com as Ladainhas lauretanas, conhecidas no mundo inteiro. De modo particular aqueles que viajam de avião encontraram n’Ela a padroeira celeste.
Por fim, o decreto define que a nova memória deverá constar em todos os calendários e Livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas.
Jubileu
Na sexta-feira 1º de novembro, na Basílica da Santa Casa de Loreto, em Loreto , realizará a solene convocação do Jubileu Lauretano para celebrar os 100 anos da proclamação da Virgem Lauretana, com a santa missa presidida pelo regente da Penitenciaria Apostólica, dom Krzysztof Nykiel.
Leia mais:
.: Na Casa de Maria de Loreto, Papa concede jubileu à Padroeira da aviação
O Ano Santo do Jubileu Lauretano terá início em 8 de dezembro próximo e se concluirá em 10 de dezembro de 2020.