Devoção

Festa de Nossa Senhora de Loreto é introduzida no Calendário Romano

Celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto será incluída, como memória facultativa, em 10 de dezembro no Calendário Romano Geral

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco reza diante da imagem de Nossa Senhora de Loreto, durante visita, em 25 de março de 2019/ Foto: REUTERS

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicou nesta quinta-feira, 31, um decreto que inclui a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto no Calendário Romano Geral, a ser celebrada, como memória facultativa, em 10 de dezembro.

“O Sumo Pontífice Francisco decretou com a sua autoridade que a memória facultativa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto seja inscrita no Calendário Romano em 10 de dezembro, dia em que se tem a festa de Loreto, e celebrada todos os anos. Essa celebração ajudará todos, especialmente as famílias, os jovens, os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria que concebendo o Cabeça da Igreja acolheu também a nós consigo”, determina o documento.

Leia também:
.: Papa Francisco chega a Loreto para visita pastoral
.: Papa assina em Loreto a Carta pós-sinodal aos jovens

O Decreto destaca que o santuário, intimamente ligado à Sé Apostólica, louvado pelos Sumos Pontífices e universalmente conhecido, conseguiu ilustrar de maneira excelente, com o tempo, não menos que Nazaré na Terra Santa, as virtudes evangélicas da Sagrada Família

O documento ressalta ainda que veneração pela Santa Casa de Loreto tem sido, desde a Idade Média, frequentado por numerosos fiéis peregrinos para alimentar a “própria fé no Verbo de Deus feito carne para nós”.

Segundo o Papa, o santuário recorda o mistério da Encarnação e “impulsiona todos aqueles que o visitam a considerar a plenitude do tempo, quando Deus mandou o seu Filho, nascido de mulher, e a meditar tanto as palavras do Anjo que anuncia o Evangelho, quanto as palavras da Virgem que responde ao chamado divino. Sob a sombra do Espírito Santo, a humilde serva do Senhor tornou-se casa da divindade, imagem puríssima da santa Igreja.”

O decreto lembra que diante da efígie da Mãe do Redentor e da Igreja, Santos e Beatos responderam à própria vocação, os doentes invocaram consolação no sofrimento, o povo de Deus iniciou a louvar e a suplicar Santa Maria com as Ladainhas lauretanas, conhecidas no mundo inteiro. De modo particular aqueles que viajam de avião encontraram n’Ela a padroeira celeste.

Por fim, o decreto define que a nova memória deverá constar em todos os calendários e Livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas.

Jubileu 

Na sexta-feira 1º de novembro, na Basílica da Santa Casa de Loreto, em Loreto , realizará a solene convocação do Jubileu Lauretano para celebrar os 100 anos da proclamação da Virgem Lauretana, com a santa missa presidida pelo regente da Penitenciaria Apostólica, dom Krzysztof Nykiel.

Leia mais:
.: Na Casa de Maria de Loreto, Papa concede jubileu à Padroeira da aviação

O Ano Santo do Jubileu Lauretano terá início em 8 de dezembro próximo e se concluirá em 10 de dezembro de 2020.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo