Tradição

Conheça o manto de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2019

Após grande expectativa, manto foi apresentado na noite desta quinta-feira, 10

Da redação, com Organização Círio 2019

Manto 2019 da imagem de Nossa Senhora de Nazaré /Foto: Organização Círio 2019 – Divulgação

Fim do mistério. Na noite desta quinta-feira, 11, durante a Missa das 18h na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém (PA) foi apresentado o manto que envolverá a imagem da Virgem de Nazaré nas procissões do Círio 2019. A peça, desenhada por Celeste Heitmann e confeccionada pela estilista Káthia Novelino, tem como principais características o simples e o belo.

Segundo a organização do Círio 2019, o manto homenageia o Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia e os trezentos anos de criação da Diocese de Belém, hoje Arquidiocese. Os elementos de destaque presentes no manto são: a samaumeira, as flores e o broche.

“A samaumeira dado o seu significado de árvore da vida para os povos originários de nossa Região Amazônica, rainha das outras árvores, nos remete à vida que circula entre nós. Na flor, a delicadeza de Maria, na árvore, a fortaleza, virtude vivida por Maria aos pés da Cruz. O broche do manto de 2019 traz a homenagem aos trezentos anos da Diocese de Belém, com a Igreja Mãe, a Catedral, sobre um barco”.

Sobre o valor da celebração do Círio 2019, a organização do evento citou o decreto sobre a celebração da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, para expressar o valor cristão da festividade: “Sua celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem oferente, Mãe do Redentor e dos redimidos”.

A declaração do Cardeal Sarah também foi mencionada pela a organização do Círio 2019: “O desejo é que esta celebração, agora para toda a Igreja, recorde a todos os discípulos de Cristo que, se queremos crescer e enchermo-nos do amor de Deus, é preciso enraizar a nossa vida sobre três realidades: na Cruz, na Hóstia e na Virgem. Estes são os três mistérios que Deus deu ao mundo para estruturar, fecundar, santificar a nossa vida interior e para nos conduzir a Jesus Cristo. São três mistérios a contemplar no silêncio”.

Confira a ficha técnica do manto 2019:

Estilista: Káthia Novelino
Desenho: Celeste Heitmann
Metais: Marcelo Monteiro / Ourogema
Pedras: Lílian Castro
Bordado: Rosa Ventura e Antônio José Sousa
Costura: Edyr Silva

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo