Segundo bispos mexicanos, visita do Papa encorajará as famílias seguirem unidas a Deus
Da redação, com Rádio Vaticano
O encontro do Papa Francisco com as famílias em Tuxtla Gutiérrez, capital do Estado de Chiapas (México), terá como objetivo encorajar as famílias seguirem unidas a Deus. Em um comunicado publicado nesta semana, a CEM (Conferência Episcopal Mexicana) diz que o momento será muito significativo na Viagem Apostólica que o Pontífice fará ao país, entre os dias 12 e 17 de fevereiro.
.: Leia outras notícias sobre a visita do Papa Francisco ao México
De acordo com os bispos, o próprio Papa Francisco destacou que o sonho de Deus para todos é que sejamos parte de uma família. “A Igreja é o lugar em que se contenta, através da fé, uma grande família fazendo-se presente nas igrejas particulares, chamadas dioceses, confiadas a um bispo, princípio e fundamento visível da unidade nessa Igreja particular em comunhão com o Papa, quem, como sucesso de Pedro, é princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade da Igreja universal”, reforça o comunicado.
Encontro com famílias em diversas situações
A CEM destaca ainda que o Papa Francisco, reconhecendo que não há família perfeita, fez perceber que a família não é problema, mas sim a solução. Em Textla Gutiérrez, o Papa escutará o testemunho de famílias que vivem diversas situações: uma família formada por pai, mãe e filhos; outra formada por uma mãe solteira; uma cujos pais sofreram uma separação e agora vivem uma nova união; e uma família com um filho adolescente que possui distrofia muscular.
O comunicado enfatiza ainda que o Papa oferecerá uma mensagem que “encorajará a todas as famílias a seguir adiante, unidas a Deus, e dando cada um o melhor de si para construir dia a dia uma melhor família, procurando ser misericordioso com o Pai”.
O Papa Francisco será o terceiro papa a visitar o país. O primeiro foi João Paulo II nos anos de 1979, 1990, 1993, 1999 e 2002. Já Bento 16 esteve no México em 2012.