Análise

Visita do Papa à ONU está sendo muito esperada, diz Dom Auza

Observador permanente da Santa Sé na ONU fala da expectativa para discurso do Papa e comenta como as Nações Unidas acolheram a encíclica sobre meio ambiente

Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano

Francisco durante encontro com Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, no Vaticano / Foto: Arquiro - L'Osservatore Romano

Francisco durante encontro com Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, no Vaticano / Foto: Arquiro – L’Osservatore Romano

Falta pouco mais de um mês para a visita do Papa Francisco à ONU em Nova Iorque. O Santo Padre fará um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 25 de setembro. A visita está sendo muito esperada, principalmente diante do impacto que sua encíclica sobre meio ambiente – Laudato Si – está tendo na comunidade internacional.

O observador permanente da Santa Sé na ONU, Dom Bernardito Auza, cita como um indicador da grande expectativa para a visita o número de pedidos de bilhetes para participação na audiência com o Papa. “Diria que na ONU falamos disso todos os dias e já tive encontros com o Protocolo para ver como responder da melhor maneira possível a tantas expectativas e pedidos de poder ver, mesmo que de longe, o Santo Padre. Um grande acontecimento, também para a ONU”.

Leia também
.: ONU – Cardeal faz alerta sobre futuras mudanças climáticas
.: Santa Sé defende na ONU desenvolvimento integral do homem
.: Publicada encíclica do Papa sobre meio ambiente

O arcebispo comenta ainda a repercussão que a encíclica do Papa sobre meio ambiente teve na ONU e na comunidade internacional. O documento, diz ele, suscitou grande interesse das Nações Unidas; nas negociações intergovernamentais da agenda pós 2015 sobre desenvolvimento sustentável, muitas delegações citaram a encíclica, que foi muito bem acolhida pela ONU.

A encíclica de Francisco pede um novo modelo de desenvolvimento econômico, mais atento aos pobres e à defesa do ambiente, ligando esses dois âmbitos. O Papa chegou a receber algumas críticas por isso, mas Dom Auza contou que, escutando as intervenções de vários países-membros da Organização, percebeu uma crescente consciência sobre a importância de uma economia mais integral, como descreve o Papa.

“Esse apelo de nos afastarmos de um desenvolvimento econômico baseado apenas no PIB; esta não é uma economia que apoia o desenvolvimento sustentável; eis a força deste apelo para uma economia mais atenta aos pobres, à ecologia, é justamente o espírito que a ONU quer colocar no centro da Agenda sobre desenvolvimento sustentável até 2030”, declarou.

Em novembro, o tema do meio ambiente estará novamente no centro das atenções por ocasião da Conferência sobre Clima, a ser realizada em Paris. Dom Auza acredita que as palavras do Papa Francisco terão lugar nas decisões que serão tomadas a respeito. “Eu penso, também falando com as delegações, que a inspiração – e eu diria mesmo – a filosofia, a teologia moral que move os Estados, homens e mulheres a alcançar um acordo, o Papa já as deu nesta encíclica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo