Dia Internacional da Juventude

'Convoco os jovens a se manifestarem', diz chefe da ONU

No Dia Internacional da Juventude, o chefe da ONU, Ban Ki-moon convocou os jovens a se manifestarem e os líderes a ouvirem

Da redação, com ONU Brasil

ban-ki-moon

Ban Ki-moon / Foto: ONU Brasil

Marcando o Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta quarta-feira, 12, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou que ninguém sabe melhor que os jovens as questões em jogo no mundo em rápida mudança ou a melhor forma de respondê-las. “É por isso que eu estou convocando os jovens a se manifestarem – e exortando os líderes a ouvirem”, disse o chefe da ONU.

Para Ban Ki-Moon, com o mundo se transformando em uma velocidade sem precedentes, a juventude está provando ser uma parceira inestimável que pode realizar soluções significativas.

“Os movimentos da juventude e grupos de estudantes estão desafiando o poder das estruturas tradicionais e defendendo um novo contrato social entre os Estados e as sociedades. Líderes jovens têm contribuído com ideias novas, tomando medidas proativas, e se mobilizando por meio das redes sociais como nunca antes”, acrescentou.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, considera que o tema de 2015 – “Engajamento da Juventude com a Cidadania” – destaca o envolvimento e a inclusão dos jovens na construção de uma coesão social e bem-estar coletivos. “De empreendedores sociais a jornalistas, de trabalhadores voluntários a membros de organizações comunitárias, os jovens contribuem para moldar a sociedade de forma a conduzi-la à renovação política, cultural e econômica”, disse Bokova.

Com líderes mundiais se preparando para adotar uma nova visão ousada para o desenvolvimento sustentável em setembro, o engajamento da juventude é mais valioso do que nunca, disse Ban. “Nesse momento crítico na história, eu peço aos jovens para exigir e promover o dramático progresso tão urgentemente necessário em nosso mundo”, afirmou.

O secretário-geral descreveu o voluntariado como a forma “ideal” para melhorar a sociedade, com os Estados-membros finalizando a criação dos novos objetivos de desenvolvimento sustentável e se preparando para sua implementação.

“Eu estou com os jovens de todo o mundo ao pedir medidas para garantir os direitos humanos, o progresso econômico, a responsabilidade ambiental e a inclusão social”, concluiu Ban Ki-moon.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo