Viagem Apostólica

Veja como serão os dias do Papa em Nova Iorque

Entre as atividades, está o esperado discurso do Pontífice na Organização das Nações Unidas

Da redação, com Rádio Vaticano

Depois de sua passagem por Washington, o Papa Francisco chega ainda nesta quinta-feira, 24, a Nova Iorque para uma visita de 36 horas, na qual terá uma agenda cheia, em um ritmo digno da cidade que nunca dorme.

Às 18h45 (19h45 de Brasília), Francisco rezará a oração das Vésperas na Catedral de São Patrício, na Quinta Avenida, com a participação do clero, religiosos e religiosas de Nova Iorque.

Amanhã, fará um discurso à Assembleia Geral das Nações Unidas, (ONU). Após, terá ainda um Encontro Inter-religioso no Memoria do Ground Zero de Nova Iorque com representantes de diferentes cultos, cerca 600 pessoas.

Acesse:
.: Papa fala no Congresso de liberdade, refugiados e igualdade de direitos
.: Outras notícias sobre a visita do Papa aos EUA

Às 16h (17h de Brasília), visitará à escola católica “Our Lady Queens of Angels”, (Nossa Senhora Rainha dos Anjos), no Harlem. No local, Francisco vai se reunir com estudantes e crianças imigrantes.

E às 18h (19h de Brasília), presidirá a Missa no Madison Square Garden. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem da celebração.

Segurança máxima

A presença do Papa em Nova Iorque já é considerado o maior desafio da história em matéria de segurança para a cidade. Isso porque junto com o Papa, 170 líderes mundiais chegarão à cidade para a Assembleia Geral da ONU.

Os serviços secretos (agências governamentais responsáveis por garantir a proteção do presidente, vice-presidente, sua família e personalidades estrangeiras visitantes) lideram a operação. Participam do dispositivo cerca de 50 agências locais e nacionais.

Dezenas de ruas de Manhattan estarão fechadas e o tráfego será complicado. “Estamos absolutamente preparados”, declarou o Prefeito Bill de Blasio, afirmando que não havia “ameaça plausível e específica contra o Papa”.

Clima

Não se espera chuva para a visita de Francisco a Nova Iorque, ainda que o céu fique nublado com temperaturas de outono entre 18°C e 27°C nesta quinta-feira e 16°C e 24°C na sexta-feira.

Os nova-iorquinos amam o Papa

Setenta e três por cento dos nova-iorquinos têm uma opinião favorável (11% são desfavoráveis) e entre os católicos, os percentuais são de 83% e 6%, respectivamente, segundo uma pesquisa de Siena College realizada de 14 a 17 de setembro.

Quarta visita de um Papa em 50 anos

Francisco é o quarto Papa a visitar Nova Iorque em 50 anos e, apesar de sua popularidade, os eventos organizados são mais modestos em comparação com os que seus antecessores participaram.

Paulo VI visitou a cidade no dia 4 de outubro de 1965 com uma agenda lotada, que incluiu uma oração na Catedral de São Patrício, um discurso na ONU, uma Missa no Yankee Stadium para 92 mil pessoas e um encontro com o Presidente Lyndon Johnson.

João Paulo II esteve na cidade duas vezes, em 1979 e em 1995. Durante sua primeira viagem cerca de 19 mil pessoas participaram de um encontro de jovens no Madison Square Garden e 80 mil em uma Missa no Yankee Stadium. O ponto alto de sua segunda viagem foi a Celebração Eucarística no Central Park na presença de 125 mil fiéis.

Bento XVI esteve em Nova Iorque por três dias em abril de 2008. A programação envolveu um discurso na ONU, Missa na Catedral de São Patrício, um encontro com cerca 25 mil jovens católicos no Seminário São José em Yonkers e uma visita ao local dos atentados de 11 de setembro no Ground Zero. O encerramento foi uma  Celebração Eucarística no Yankee Stadium com a participação de 60 mil pessoas.

Quatro milhões de católicos em Nova Iorque

A Arquidiocese de Nova Iorque, que abarca três das cinco circunscrições da cidade, e a Diocese de Brooklyn (que envolve Brooklyn e Queens) afirmam ter 2,61 milhões e 1,5 milhão de fiéis, respectivamente. Isto representa 40% das pessoas que vivem nesses bairros.

Um terço dos católicos da região metropolitana é de origem latina, e apenas 11% têm menos de 30 anos, segundo o Pew Research Center

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo