Aprovação papal

Vaticano tem novo manual para gestão financeira

Secretaria para a Economia do Vaticano publicou e distribui novo manual confirmando política de gestão financeira que começa em 2015

Rádio Vaticano

A Secretaria para a Economia do Vaticano publicou e distribuiu, esta semana, um novo manual a todos os departamentos do Vaticano confirmando a política de gestão financeira que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2015. O manual foi aprovado pelo Conselho de Economia e pelo Papa Francisco.

A Secretaria para a Economia é o departamento que harmoniza as políticas de controle da administração financeira da Santa Sé e da Cidade do Vaticano. Foi criada pelo Papa em 24 de fevereiro passado com um ‘Motu proprio’ (documento papal) intitulado ‘Fidelis dispensator et prudens’ (Administrador fiel e prudente).

Na época, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicou que a Secretaria, “ao dar credibilidade e transparência às contas e bens do Vaticano, poderá investir melhor em ajudas a pobres e marginalizados”.

O novo manual deverá auxiliar os Entes e Administrações da Santa Sé a melhorar critérios e procedimentos na elaboração dos orçamentos. “Deverão ser utilizados critérios comuns e coerentes com as normas internacionais”, explicou o Prefeito da Secretaria, Cardeal George Pell.

“O objetivo é muito simples”, prosseguiu o cardeal australiano, “o uso de práticas e relações de gestão financeira sadias e coerentes ajuda a fornecer um quadro da responsabilidade dos encarregados da administração dos recursos da Igreja”.

As novas políticas devem fortalecer o processo de planejamento dos departamentos vaticanos, de modo que os recursos possam ser utilizados de forma mais eficaz e eficiente, ao serviço da missão da Igreja.

A Secretaria para a Economia fornecerá aos departamentos do Vaticano e da Santa Sé a formação e o suporte necessários para implementar as novas políticas. O balanço consolidado será revisado por uma empresa de auditoria internacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo